A informação a todo momento

RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO ESTÁ COM 13,78% DE SUA CAPACIDADE TOTAL DE ARMAZENAMENTO

05/02/2016 13:54

lago de sobradinho

Desde 21 de dezembro de 2015, a Companhia Hidroelétrica do são Francisco (Chesf) trabalha com a vazão mínima defluente de 800 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) no Lago de Sobradinho, norte da Bahia. Com a publicação da Resolução nº 66/2015, da Agência Nacional de Águas (ANA), o patamar deve ser mantido até 31 de março. A redução da defluência mínima foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), após solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Bacia do São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas adversas, com vazões e chuvas abaixo da média, com consequências nos níveis de armazenamento dos reservatórios instalados na bacia. Esta situação tem levado a ações de flexibilização das vazões mínimas defluentes dos reservatórios. Neste contexto, a ANA vem autorizando desde a Resolução ANA nº 442/2013 a redução da vazão mínima defluente abaixo de 1.300 m³/s (patamar mínimo em situações de normalidade) tanto em Sobradinho quanto em Xingó.

A redução temporária da vazão mínima defluente de ambos os reservatórios leva em consideração a importância de Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Apolônio Sales (Moxotó), Complexo de Paulo Afonso e Xingó para a produção de energia do Sistema Nordeste e para o atendimento dos usos múltiplos da água na bacia. Serão considerados os dados da estação de Juazeiro (BA), Código ANA 4802000, para controle das defluências de Sobradinho; e da estação de Propriá (SE), 49705000, para controle das defluências de Xingó.

De acordo com as resoluções da ANA sobre o tema, a Chesf está sujeita à fiscalização da Agência. A empresa também deve dar publicidade das informações técnicas da operação aos usuários da bacia e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) durante o período de vazões defluentes mínimas reduzidas.

Nível

Vale frisar que o nível do Lago de Sobradinho teve um aumento desde o início do ano. Segundo boletim do ONS divulgado nesta quinta-feira (4), o reservatório está com 13,78% de sua capacidade total de armazenamento. 

 

Fonte: Carlos Britto - Foto/reprodução

 


Clique aqui e confira dicas de como combater o mosquito Aedes Aegypti!

 

Formosa News em defesa do combate ao mosquito Aedes Aegypti

 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode