RETROSPECTIVA FORMOSA-BA 2016: MOMENTOS PARA A HISTÓRIA

26/12/2016 12:10

Foto: Divulgação

 

2016 foi um ano de vários acontecimentos que acabaram marcados na vida e/ou na memória dos formosenses, alguns bons e outros ruins. Veja alguns deles:

Foto: Durante temporal em Formosa (Arquivo Formosa News)

 

Nossa viagem no tempo começa em janeiro, pois depois de um 2015 de muitas dificuldades em relação à chuva, as torneiras do céu foram abertas com vontade, mas o que parecia alivio para todos que estavam sofrendo com a seca, pôs medo no povo formosense e da região, principalmente no que se refere as condições estruturais de suas residências, pois várias delas correram algum risco de desabamento (as enormes rachaduras existentes denunciavam o risco), outra chegou a perder a sua cozinha, 1 (uma) perdeu o muro e outra o desabamento parcial de teto de uma outra cozinha. Lembrando que graças a Deus não houve registro de feridos no povoado, apenas uma triste fatalidade ocorrida na comunidade Areados, zona rural do município de Macururé-BA. José Bonifácio, também conhecido como  Zé Borrego, filho de Domingos de Melquíades, foi atingido por um raio e morreu no local.

Foto: Postos comerciais e de serviços do povoado ilhados (Reprodução Formosa News)

 

Vale ressaltar também que o acumulado de água no solo no mês de janeiro foi altíssimo, chegou a registrar 475  milímetros (mm), números superiores a 6 vezes mais do que a média do mês que era de  69mm, fazendo de janeiro de 2016 o mais chuvoso da história (período registrado desde 1999)  e tudo isso com certeza contribuiu para os riscos acima citados; e também para aumentar os frequentes veículos atolados nas proximidades de Formosa e da localidade de Chorrochozinho, fato que se tornou rotina no período. Além do mais, casas foram inundadas e / ou alagadas por essas fortes chuvas de verão que duraram até fevereiro; e alguns aparelhos eletroeletrônicos foram queimados e / ou danificados pelas as ações de raios e / ou frequentes falta de energia.  Prejuízos também para alguns criadores, que presenciaram os seus animais sendo carregados pelas enchentes.

Fotos: Carretas atoladas (Arquivo Formosa News)

Fotos: Partes de casas desabadas (Arquivos Formosa News)

 

Mas não foi só de coisas desagradáveis que a chuvas trouxeram para a vida de Formosa e região, pois quem não se lembra das barragens cheias, parecia sonho, mas foi realidade. O Açude Principal de Formosa (BR-116) chegou a transbordar com altura de 2m 10cm e 7mm no sangradouro 1 (a segunda mais alta que se tem registro). Já o Açudinho transbordou depois de 12 anos.

Fotos: Barragem da BR-116 em Formosa transbordando (Arquivo Formosa News)


A Barragem de Abidias Gago, Açude Velho, Açude Novo e os 2 principais açudes da Fazenda Baixas também transbordaram.


Foto: Acudinho transbordando (Arquivo Formosa News)

Foto: Barragem do Mulungu transbordando (Arquivo Formosa News)
 

Em relação à política 2016, emoção em dose dupla, primeiro com o processo de impeachment da presidente Dilma fez das redes sociais espaço pra o toma lá dá cá entre simpatizantes e críticos da presidente e foi assim até o fim do processo. O segundo foi marcado por muita articulação, mudanças e surpresas durante as eleições municipais. A começar pelas as escolhas dos aspirantes aos cargos de prefeito e vice-prefeito. Em relação a vereadores, pouquíssimas mudanças.

Quando todos esperavam uma coisa, acabava vindo outra e Formosa ficou no “centro dessa história”.

Tudo começou pela posição e /ou decisão do principal nome da oposição, a do ex. prefeito Eugênio Pacelli, o popular Gena, em não disputar as eleições e apoiar o jovem Leandro Bergue, filho do Presidente da Câmara dos Vereadores, Josias Gomes, que havia sido escolhido no dia anterior o vice da chapa do candidato a prefeito pela situação Everaldo Soares, filho do ex. prefeito Vadinho. Com tudo isso, Josias abre mão da candidatura de vice para apoiar o seu filho e é aí que Formosa entra de forma direta no “jogo” com a escolha do formosense Uibison Macedo, o popular Galo Cego, como vice do candidato Everaldo, que teve o apoio da prefeita Silma Eliane.

Realizadas as convenções e 3 candidatos ao cargo de prefeito e de vice foram formados da seguinte forma:

·         Everaldo Soares / Galo Cego;

·         Bergue de Josias / Cid de Tonhá;

·         Anelice / José Pires

Foto: Reprodução

 

As campanhas prosseguem a todo vapor, com os hits dos dois principais candidatos na ponta da língua: “Everaldo bombando e o 17 na parada” – Bergue é Bergue né Pai...O comentário na região é que o menino é bom demais” e aos poucos algumas discursões semelhantes aos do processo de impeachment de Dilma ganham espaço novamente em redes sociais; e mudanças e / ou permanência em relação à escolha de seus candidatos foram sendo concretizadas dia após dia até o momento do voto, transformando a disputa na mais apertada dos últimos 20 anos, reduto antes o grupo “Soares/Nascimento”, como na Sede, foi vencida pelo o jovem Bergue, então estreante na política. Já a Formosa, reduto por mais de 20 anos do grupo “Adriano” deu uma vitória com boa margem ao candidato Everaldo, que acabou vencendo as eleições com 50,68% dos votos gerais, 93 de frente.

Em relação ao legislativo, Formosa permaneceu com a representação dos seus vereadores, Ademir Varjão e Romildon Campos.

Foto: Everaldo de Vadinho e Galo Cego

Foto: Ademir Varjão

Foto: Romildon Campos

 

2016 também ficará marcado pelo o susto que um caminhão pipa desgovernado provocou na população do povoado. A princípio, o caminhão pipa (que se encontrava nas proximidades da Igreja Católica do povoado) se desgovernou e acabou atingindo 2 motocicletas, uma das motos (juntamente com uma carrocinha) que estava parada debaixo de uma árvore próxima da igreja ficaram bastante danificadas; já na outra motocicleta teve mínimos prejuízos.

 

Fotos: Durante acidente envolvendo caminhão, residências, motocicletas, gaiola de botijão e árvore (Arquivo Formosa News).


Na sequência, alguns metros abaixo, o caminhão atingiu alguns galhos de uma árvore e uma gaiola de botijão que estava diante da mesma; para então atingir parte de uma parede de uma residência danificando uma janela e um muro de outra 

Foram várias as tentativas para retirar o veículo que ficou preso entre o tronco da árvore e a calçada de uma das residências. Apenas, horas depois, com a ajuda de moradores e de outro caminhão pipa, que conseguiram remover o veículo do local.

Muitos simulam o que poderia ter ocorrido se o caminhão tivesse descido sem esses obstáculos que impediram a sua locomoção pela rua. O risco de derrubar alguma casa de forma a pôr em perigo a vida de alguém não seria descartado, mas o importante é que isso não ocorreu e o medo do pior passou.
 

Uma decisão pegou a todos de surpresas nesse ano, a empresa de ônibus Marte anuncia o fim da linha diária Salvador / Abaré / Rodelas, passando a circular apenas 3 dias por semana. Isso realmente aconteceu por algumas semanas, mas sem maiores informações, a empresa volta atrás e retorna diariamente a circular na região. Dias antes a mesma já havia alterado o horário vindo de Salvador pra Abaré e / ou Rodelas, antecipando em uma hora a saída da capital baiana.

Foto: Ônibus da Marte (Divulgação)

 

Novembro ficou marcado pela observação a olho nu da maior superlua em quase 70 anos. Neste dia, a lua se encontrou a 48,2 mil quilômetros mais próxima da Terra do que quando esteve recentemente no seu apogeu – que é o ponto mais distante da órbita. O satélite não chegava tão perto assim desde 1948 e não voltará a fazê-lo até 2034. Isso fez alguns formosenses prestarem atenção e observa-la. 

Foto: Superlua em Formosa (Arquivo Formosa News)

 

Dezembro é destacado pela chegada do circo no povoado, que com certeza abrilhantou as noites formosenses por mais de uma semana, sempre com públicos recordes. Cremos que a equipe do circo se encantou com a receptividade desse povo.

Foto: Circo em Formosa (Formosa News)

 

Em relação aos hits de 2016, com certeza duas músicas merecem destaques em Formosa, uma no primeiro semestre e a outra no segundo semestre. A primeira foi a da ‘Metralhadora’ de As Vingadoras. Já a segunda foi Mil Vidas, de Ciel Rodrigues. 

 

Foto: Tays Reis das Vingadoras (Divulgação)

Foto: Ciel Rodrigues (Divulgação)

 

Clique aqui e confira clipe da música 'Metralhadora' 

Clique aqui e confira clipe da musica 'Mil Vidas'

 

Gostaram?

 

Lembrando a todos que de acordo com registros expostos na cumieira da primeira casa da Nova Formosa, o povoado completa 70 anos esse ano. Infelizmente não sabemos o dia e o mês, mas como forma de homenagem, o site Formosa News ao longo do ano prestou os parabéns diariamente aos seus aniversariantes registrados na sua página de Facebook. Como iniciamos as homenagens em 09/05, até 08/05 do ano de 2017 continuaremos registrando os nossos parabéns a todos!

 

Esperamos um 2017 de Paz, saúde e felicidade para todos!

 

Clique aqui e confira a Retrospectiva Eventos Escolares e Esportivos 

Clique aqui e confira a Retrospectiva Eventos Religiosos 

Clique aqui e confira a Retrospectiva Pessoas que Nos deixaram pra ir morar no céu

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.