RETROSPECTIVA FORMOSA-BA 2017: MOMENTOS PARA A HISTÓRIA

26/12/2017 23:37

Foto: Divulgação

 

2017 foi um ano de vários acontecimentos que acabaram marcados na vida e/ou na memória dos formosenses, alguns bons e outros ruins. Veja alguns deles:

Nossa viagem no tempo começa na estação chuva, pois depois de um 2016 onde as “torneiras do céu” foram abertas com vontade, em compensação esse ano foi de muitas dificuldades em relação à chuva, o que vimos foi uma estação chuvosa praticamente não existir. Os meses que tradicionalmente são os de chuvas na região, acabaram em frustração, chovendo apenas 71,1 milímetros em todos os referidos meses juntos, muito pouco se comparado aos números das chuvas registradas ano passado (estação 2015-2016), onde naquela ocasião, teve dia que choveu mais do que a estação inteira de (2016-2017). A consequência de tudo isso foi que os açudes cheios ano passado secaram esse ano. Porém, um cenário incomum ocorreu na região, depois que o período chuvoso acabou, a chuva começou a cair na região, somados os meses de maio e junho, choveu em Formosa (município de Macururé - BA) 93,3 milímetros, o suficiente pra enverdecer a vegetação e consequentemente o pasto animal, aliviando a situação dos criadores que há meses vinham sofrendo com a escassez de alimento do criatório. Mas vale lembrar que as chuvas desses meses citados, caíram de forma “molhadeira”, não acumulando água nos reservatórios (como visto em fotos a seguir, do exemplo do Açude da BR). O animador de tudo isso foi o fato da intensidade e/ou frequência dessas chuvas, o que contribuíram para a recuperação do solo e/ ou da vegetação. Setembro, que não é mês de chuva, terminou com o índice acima da média do mês, com registro de 35,8 milímetros, sendo que a média histórica fica um pouco abaixo de 10 milímetros; já em relação às temperaturas, os índices ficaram abaixo da normalidade, se concentrando entre máximas de 32 e mínimas de 17.

Lembrando que diante de todo esse dilema chamado seca, religiosos católicos seguiram em procissão até a Formosa Antiga com a imagem de São José, pedindo ao santo durante o seu dia por chuvas na região (foto a seguir); mas sem dúvidas, as atenções de formosenses e demais pessoas da região se voltaram para a Serra do Tonã, pois lá foi licitada uma obra para a construção de adutora que beneficiará os municípios de Macururé e Chorrochó, incluindo Formosa. Houve reuniões com autoridades politicas e de órgãos ligadas a água para esclarecer como será o projeto envolvidos, tudo muito bonito e animador. Porém, eis que alguns desentendimentos acabaram levando a causa na justiça.

Mas na manhã do dia 30 de novembro, no fórum Drº Olinto Lopes Galvão Filho, na cidade de Chorrochó-BA, aconteceu uma audiência com o Juiz da Comarca Drº Daniel Pereira Pondé sobre as reivindicações da construção da adutora citada. 

O Juiz acabou concedendo a liminar, dando a continuidade da construção da adutora na Serra do Tonã. Ainda ficou decidido na ocasião, que qualquer ação popular que vier a interferir o serviço da construção da obra, haverá penalidade, com multa diária de R$ 2.000,00 (dois mil reais). Confira o resultado do termo de audiência a seguir.

Enquanto as águas não caem nas torneiras, esperamos pelas as chuvas. As previsões para a nova estação chuvosa (2017-2018) é que seja um pouco melhor do que as do ano que se encerra, ficamos na expectativa.

 


Foto: Procissão a São José – pedido de chuvas na região no dia 19 de março (Arquivo Formosa News)


Foto: Açude seco (Arquivo Formosa News)

Foto: Vegetação verde (Arquivo Formosa News)

Fotos: Resultado do termo de audiência (Divulgação)

 


Em relação à política 2017, emoção em dose tripla, primeiro com o processo de impeachment do presidente Temer que fez das redes sociais espaço pra o toma lá dá cá entre “simpatizantes de seu governo” e críticos do presidente e foi assim até o fim do processo, mas o presidente escapou das duas denuncias contra ele. O segundo foi marcado por muita articulação, mudanças e surpresas durante a escolha do Presidente da Câmara Municipal de Macururé. Estava tudo certo para que o novo chefe do legislativo fosse o Vereador Jonas Alves (Gato), porém, essa condição não agradava o colega de legenda Guedão, que acabou conseguindo o apoio da oposição e numericamente seria o presidente. Entretanto, o acordo só durou uma tarde e uma noite. No dia seguinte do que se estava previsto, eis que o então oposicionista Tonhá consegue o apoio do já sem saída grupo da situação, que no momento da votação depositaram os votos nele, que foi é eleito por 5 votos como o novo Presidente da Casa por 2 anos.

Foto: Ao centro, Presidente da Câmara Tonhá (Arquivo Beira Rio Notícias)

Foto: Prefeito Everaldo e o vice Galo Cego (Arquivo Beira Rio Notícias)

 

Em relação ao executivo, tudo tranquilo, o prefeito eleito Everaldo Soares, filho do ex. prefeito Vadinho; juntamente com o formosense Uibison Macedo, o popular Galo Cego, vice, tomaram posse dos respectivos cargos por 4 anos. Ressaltando que esses primeiros 12 meses de mandatos não estão sendo nada fáceis para o gestor, a falta de água foi um dos temas mais debatidos e criticados, inclusive por aliados, em sessões da câmara; pelas ruas e redes sociais, fazendo com que a aprovação do governo Everaldo caísse dia após dia. Até no momento de maior feito do prefeito, durante a construção das modernas praças do centro da cidade, a população caiu em cima com a derrubada do pé de mandacaru de 30 anos de idade. Restam 3 anos para o prefeito Everaldo tentar mudar o cenário, pois a população com certeza continuará cobrando soluções dos problemas.

Foto: Corte do madacaru para construção de nova praça (Arquivo Beira Rio Notícias)

Professora e ex. vereadora Célia cobrando na Câmara ações dos vereadores contra a falta de atitude do prefeito (Arquivo Formosa News).

 

Ainda em relação ao legislativo, Formosa permaneceu com a representação dos seus vereadores, Ademir Varjão e Romildon Campos. Ambos continuam lutando bastante em prol do povoado e de localidades vizinhas.



Foto: Ademir Varjão

Foto: Romildon Campos

 

2017 também ficará marcado pelo o susto de três acidentes, dois deles no fim de semana de carnaval, o primeiro acidente ocorreu no sábado, quando na ocasião, um Fox colidiu contra obstáculo próximo da residência do condutor do veículo. Felizmente ninguém se machucou.

 Já o segundo acidente ocorreu no domingo, na BR-116, próximo ao Posto Santo André, envolvendo um veículo Ford Ranger que acabou capotando, ficando o carro bastante danificado. O motorista, que andava sozinho, acabou saindo ileso.

O terceiro acidente aconteceu na BR-324, num trecho da cidade de São Sebastião do Passé, no Recôncavo baiano. Uma van, que transportava 11 funcionários do Instituto Federal da Bahia (Ifba) levou uma fechada de um caminhão; e entre os ocupantes da van estava o formosense Josinaldo Manoel Cardoso, conhecido por Jorge de Germano, mas felizmente ele saiu ileso do acidente. Nesse acidente, uma pessoa morreu e outras sete pessoas ficaram gravemente feridas.
 

Veículo do capotamento em Formosa - Foto: Jucélio Rodrigues


Veículo do capotamento com funcionários do IFBA - Foto: Divulgação

 

Entretanto, 2017 não só foi de momentos ruins, mas de exemplos de vida e/ou superação também. O que se falar da bela história do jovem Matheus Cardoso, 22 anos de idade que cursou Engenharia Civil e Já tem mais de 300 obras realizadas. Ele é filho de dona Alice Maria da Silva e neto do Senhor Evaristo e da Senhora Jeronça; esses dois últimos são residentes na Fazenda Queimada do Milho, município de Chorrochó - BA. Matheus foi destaque na Rede Globo de Televisão, através do programa Globo Repórter. Simultaneamente, no Riocentro, o autor Jairo Azevedo, neto do formosense João Azevedo (já falecido), esteve na XVIII Bienal Internacional do Livro Rio, lançando As Crônicas do Planeta Alma.

Foto: Matheus Cardoso ao lado da sua mãe (Reprodução Youtube)

Foto: Jairo Azevedo (Divulgação)


O fim de ano é destacado pela chegada novamente do Yaconnes Circo no povoado, que com certeza abrilhantou as noites formosenses por mais de uma semana, sempre com públicos recordes. Cremos que a equipe do circo se encantou com a receptividade desse povo.

Esse período também vivenciou a dedicação da moradora formosense, Doracy, de transformar o natal em momentos de alegria e de energia positiva, com os enfeites em arvores e orelhões; além de presentear crianças do povoado durante festinha no mercado municipal, que também contou com distribuição de doces e salgados.



Foto: Circo em Formosa (Formosa News)

Foto: Durante festinha natalina (divulgação)

Foto: Árvores com enfeites natalinos (Formosa News)

 

Em relação aos hits de 2017, com certeza duas músicas merecem destaques em Formosa. Pra o público jovem foi a música ‘Trem Bala’, de Ana Vilela. Já para o público adulto foi ‘Bipolar’, de Tayrone. 

Ana Vilela letras


Clique aqui e confira clipe da música 'Trem bala' 

 

 

Clique aqui e confira clipe da musica 'Bipolar'

 


Gostaram?

 

 

Esperamos um 2018 de Paz, saúde e felicidade para todos!

 

Clique aqui e confira a Retrospectiva Eventos Escolares e Esportivos 

Clique aqui e confira a Retrospectiva Eventos Religiosos 

Clique aqui e confira a Retrospectiva Pessoas que Nos deixaram pra ir morar no céu

 



Formosa News, a informação a todo o momento.

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.