RODELAS-BA ESTÁ DE LUTO. FALECEU JOÃO JUSTINIANO DA FONSECA

24/01/2016 15:51

O poeta e o prefeito Emanuel

O poeta e o prefeito Emanuel / Ascom/Rodelas

 

O prefeito Emanuel Rodrigues decretou feriado municipal e luto oficial de três dias no município de Rodelas-BA, - Decreto Nº. 006/2016, de 22 de Janeiro de 2016 - pelo falecimento do Sr. João Justiniano da Fonseca, poeta, ex-prefeito de Rodelas, considerado um dos filhos mais ilustres do município.

João Justiniano morava em Salvador, onde faleceu na manhã do dia 22 de Janeiro, aos 95 anos de idade.
O escritor e político, foi autor de várias obras literárias, romances e poesias, e sempre se manteve atuante em vários órgãos e instituições acadêmicas do Estado da Bahia.
Muito querido em sua terra natal, Rodelas, o poeta, em 2011, foi homenageado pelo prefeito Emanuel Rodrigues e pela comunidade rodelense ao ser o tema do o João daquele ano, que se chamou: São João do Poeta e ele ali esteve, sendo homenageado.
Também o Centro de Educação Municipal de Rodelas, a maior escola do Município leva o seu nome: Centro de Educação Municipal João Justiniano da Fonseca.

Quem foi João Justiniano da Fonseca?

BIOGRAFIA

 

Ex-prefeito Joao Justiniano

Ex-prefeito Joao Justiniano / Ascom/Rodelas

 

Poeta e ficcionista, com incursões na historiografia e na biografia. Nasceu em Rodelas, Estado da Bahia, a 30 de junho de 1920, filho de Manoel Justiniano da Fonseca e Eufrosina Maria de Almeida.

Servidor Público, João Justiniano da Fonseca tem um longo percurso de trabalho. Serviu ao Exército Nacional entre 1940 e 1944, tendo aí realizado o curso de formação de graduados - sargento.

 

Preparou-se para a vida por via de cursos intensivos, para realizar concursos públicos. Nesses cursos estudou, além da matéria de conhecimentos gerais, matemática, contabilidade geral e pública, geografia, voltada especialmente para informações sobre portos marítimos e fluviais, direito tributário, direito administrativo, direito comercial, direito civil e direito penal na área de crimes contra a administração pública.

Escritor e poeta João Joviniano da Fonseca

Escritor e poeta João Justiniano da Fonseca / Ascom/Rodelas

 

Tem aprovação nos concursos públicos então realizados pelos extintos - Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) e Departamento Estadual de Serviço Público (DSPBA), para Escrivão de Coletoria Estadual (Bahia) Fiscal de Rendas do Estado (Bahia), Escrivão de Coletoria Federal e Agente Fiscal do Imposto de Consumo, cargos reestruturados com denominação outra.

Exerceu, por concurso público, os cargos de Auxiliar de Coletoria Federal, Escrivão de Coletoria Federal e Agente Fiscal do Imposto de Consumo, correspondente, na atual nomenclatura, a Auditor Fiscal da Receita Federal. Em comissão, passou pelos cargos de Inspetor de Coletorias Federais, Fiscal do Selo nas Operações Bancárias, Inspetor Fiscal do Imposto de Consumo e Inspetor Fiscal de Rendas Internas na área federal; Assessor Técnico de Planejamento na área estadual (Bahia) e Diretor Administrativo Financeiro da extinta COHAB/SALVADOR, na área municipal.
Aposentou-se como Auditor Fiscal da Receita Federal com redução de tempo de serviço, como participante de operações bélicas.

Ascom / Rodelas


Nomeado posteriormente para o cargo vitalício de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, renunciou a aposentadoria federal para exercer o novo cargo, no qual veio a aposentar-se em 1990, encerrando, então, sua carreira no serviço público. Exerceu, ainda, o mandato eletivo de Prefeito de sua terra natal no período 1967/1971 e posteriormente o mandato de vereador.

Ascom/Rodelas



Obra Literária: Safiras e Outros Poemas (poesia lírica), Sonhos de João (poesia lírica), Brados do Sertão (poesia épico-social), Sonetos de Amor e Passatempo, Rio Grande do Sul (poesia vária). Luiz Rogério de Sousa - Educador Emérito (resumo biográfico e coroa de sonetilhos), Cacimba Seca (romance), Terra Inundada (romance), Grilagem (romance), Aquele Homem (romance), Rodelas - Curraleiros, Índios e Missionários (história da colonização na região das corredeiras do Rio São Francisco), Sertão, Luz e Luzerna (contos), Cantigas de Fuga ao Tédio (poesia lírica), Memórias de Pedro Malaca (romance). É editor da Revista da POEBRAS SALVADOR, no 4o número em 2002.

 

Instituições Culturais: Pertence ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, a União Brasileira de Trovadores (UBT) - Salvador, a Casa do Poeta Brasileiro em Salvador e, como correspondente, a Academia Rio-grandense de Letras, a Academia Petropolitana de Letras, a Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni e Casa do Poeta Rio-grandense. É verbete na Enciclopédia de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho, 1990 e 2001, verbete no Dicionário de Poetas Contemporâneos, de Francisco Igreja, 2a edição, 1991.

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Folha Sertaneja Online (Chorrochoonline)



 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.