A informação a todo momento

SALVADOR-BA: MERGULHADORES LOCALIZAM A 11 METROS DE PROFUNDIDADE AERONAVE QUE CAIU NA BARRA

01/11/2015 22:15

Foto: Robson Oliveira/Submerso Esportes Aquáticos

 

Os profissionais da escola de mergulho Submerso Esportes Aquáticos localizaram na tarde deste domingo (1º), no fundo do mar na Barra, em Salvador, a aeronave PR-ZVX, modelo Slick 540. O avião está em cima de um coral, a cerca de 11 metros de profundidade, entre o antigo Barravento e o Cristo. A aeronave caiu na tarde deste sábado (31) durante uma série de apresentações da Esquadrilha Textor Air Show. O piloto André Textor, 30 anos, chegou a ser socorrido, mas o forte impacto da aeronave, que pesa 795 kg, na água, causou a morte do profissional.

Os mergulhadores fizeram a imersão acompanhados por equipes do Corpo de Bombeiros e da Capitania dos Portos. "Procuramos pelo avião a manhã inteira. Saímos 7h e voltamos por volta de 12h, com as imagens. Talvez a gente faça mais um mergulho amanhã e, na terça-feira seja feita retirada, juntamente com o corpo de bombeiros e a capitania dos portos", explicou Robson Oliveira, sócio da Submerso.

https://e-c2.sttc.net.br/uploads/RTEmagicC_28091ea4ff.jpg.jpg

A aeronave caiu durante uma série de apresentações da Esquadrilha Textor Air Show (Foto: Betto Jr)

 

Ainda de acordo com Oliveira, os destroços estão próximos ao local da queda. "Ele está virado de cabeça para baixo com as rodas pra cima e partiu no meio. A parte da frente está encaixada no fundo e tem dois cabos de aço segurando ele. Tá a uns 3 quilômetros da costa, pois a estrutura é muito pesada para a maré arrastar", contou. 

Os mergulhadores contaram que vão fazer a elevação da estrutura da aeronave usando uma técnica chamada liftbag ou saco elevatório. "Você coloca um saco plástico e adiciona ar de acordo com o peso. Isso acaba suspendendo a estrutura", disse. 

Técnicos da Aeronáutica, vindos do Rio de Janeiro, farão a perícia e avaliarão como a aeronave será retirada do fundo do mar. Destroços do avião que se soltaram após o impacto contra o mar foram levados pela correnteza e recuperadas pela Marinha próximos à região do Yacht Clube da Bahia, na Ladeira da Barra. 

A Aeronáutica iniciou investigação para apurar o que causou o acidente. Ao CORREIO, um especialista em aviação, que preferiu não se identificar, comentou o acidente. “É muito precipitado para afirmar o que aconteceu, mas pelo que vi no vídeo, é nítido que houve algum tipo de explosão, quando o piloto acabou de sair da manobra”. 

 

Pai lamenta morte de piloto
O pai do piloto disse que o filho era apaixonado por aviação. Ele contou que André, que já tinha uma filha de 2 anos, seria pai novamente. “Era um grande herói. Ver um filho teu morrer assim é muito forte a dor. A família inteira está muito triste”, lamentou o também piloto Ruy Alberto Textor, ao G1 Goiás. O corpo do piloto será velado e sepultado em Rio Verde, onde a família mora. O corpo deixa a capital neste domingo (1) e deve chegar à cidade no final da tarde. 

André não resistiu ao acidente
(Foto: Reprodução/Facebook)

 

O acidente aconteceu por volta das 15h50 de ontem. André se apresentava ao lado do pai Ruy Alberto Textor e do irmão, Tiago Textor.

Segundo testemunhas - eram muitas, pois a praia estava lotada -, o resgate demorou cerca de 40 minutos. “Primeiro, se aproximou um rapaz de jet ski, mas sem nenhum aparato. As equipes de resgate demoraram a agir. É um absurdo, pois nesse tipo de evento é preciso ter gente a postos”, disse o funcionário público Gabriel Matos, 30.  

Duas equipes do Grupamento Aéreo (Graer), da PM, duas do Samu, uma do Salvar e outra do Corpo de Bombeiros participaram do resgate e negaram demora. “Assim que percebemos o acidente, articulamos nossas equipes e viemos socorrê-lo”, contou um bombeiro. A PM também foi acionada para ajudar a afastar os curiosos, que chegaram a rezar durante as tentativas de reanimar o piloto. Ele morreu no Hospital Português. 

(Foto: Robson Oliveira/Submerso Esportes Aquáticos )(Foto: Robson Oliveira/Submerso Esportes Aquáticos )(Foto: Robson Oliveira/Submerso Esportes AquáticosFoto: Robson Oliveira/Submerso Esportes Aquáticos )(Foto: Robson Oliveira/Submerso Esportes Aquáticos )(Foto: Robson Oliveira/Submerso Esportes Aquáticos )(Foto: Robson Oliveira/Submerso Esportes Aquáticos )

(Fotos: Robson Oliveira/Submerso Esportes Aquáticos )

 

Clique aqui e assista o momento da queda

 

Fonte: Correio da Bahia.

 

Formosa News apoia essa causa.

 

Leia mais: https://www.formosanews.com.br/

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode