TJBA SUSPENDE DECISÃO DO JUIZ DA COMARCA DE CHORROCHÓ AUTORIZANDO CONTINUAÇÃO DAS INVESTIGAÇÕES CONTRA O PREFEITO DE ABARÉ-BA
28/03/2019 22:35Mais uma vitória na Justiça do prefeito de Abaré, Fernando Tolentino (PT). Saiu agora a pouco uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, onde o pleno resolveu pela suspensão da decisão do Juiz de Chorrochó. Na decisão o Magistrado autorizava a continuidade dos trabalhos da Comissão Processante no âmbito da câmara municipal de vereadores, os Desembargadores entenderam que a continuidade das investigações inegavelmente causa prejuízo ao interesse público.
DECIDO.
Com efeito, o pedido de Suspensão caracteriza-se como instrumento previsto em lei para suspender a execução de liminar ou de sentença nas ações movidas contra o Poder Público ou seus agentes, no caso de manifesto interesse público ou de flagrante ilegitimidade e para salvaguardar a ordem, a saúde, a segurança e a economia públicas.
No caso, respeitados os limites cognitivos do pedido suspensivo, evidencia-se que a decisão que se pretende sustar, ao denegar a segurança permitindo a continuidade dos trabalhos da Comissão Processante nº 01/2018, destinada à apuração da prática de suposto crime político-administrativo pelo ora Requerente, realmente produz risco de grave lesão aos bens jurídicos tutelados pela norma de regência.
Nesse contexto, a decisão do Juízo de origem viola a ordem pública ao permitir a continuidade dos trabalhos da Comissão Processante nº 01/2018 sem a observância dos princípios da legalidade, do devido processo legal, da segurança jurídica e da soberania popular, em inegável prejuízo ao interesse público.
Isso posto, defiro o pedido de Suspensão da Execução da Sentença proferida nos autos do Mandado de Segurança nº 8000582-45.2018.8.05.0056. Publique-se.
Intimem-se.
Salvador – BA, março 28, 2019.
DES. GESIVALDO BRITTO
Presidente
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.
Fonte: Didi Galvão
———
Voltar