FINAL FELIZ: 12 MENINOS E O TÉCNICO SÃO RETIRADOS DE CAVERNA NA TAILÂNDIA
10/07/2018 11:49Foto: Reprodução
A operação de resgate na caverna Tham Luang, na Tailândia, foi encerrada com sucesso nesta terça-feira (10). Os 12 jovens e o treinador de futebol que ficaram presos por 18 dias foram retirados com vida, segundo informações divulgadas pela Marinha do país asiático.
O resgate do grupo teve início no último fim de semana. No domingo (8) e na segunda (9), quatro jovens foram resgatados. Nesta terça, as equipes que trabalham na operação retiraram da caverna os outros quatro jovens e o treinador de futebol deles, que desapareceram no dia 23 de junho.
Todo o grupo foi encaminhado diretamente para um hospital local. O estado de saúde dos últimos cinco resgatados ainda não foi divulgado. Os jovens, com idades entre 11 e 16 anos, e o treinador, de 25 anos, devem ficar pelo menos sete dias em quarentena na unidade médica, onde passam por exames.
Entenda o caso
- No dia 23 de junho, 12 meninos de um time de futebol e o técnico faziam um passeio de bicicleta e entraram na caverna para se proteger do mau tempo. A chuva ficou intensa, e a água subiu muito rápido, deixando o grupo preso.
- Eles ficaram isolados e sem comida por 9 dias. Em 2 de julho, mergulhadores ingleses encontraram o grupo, debilitado e com muita fome, a 4 km da entrada da caverna e entre 800 m e 1 km de profundidade.
- O resgate durou 3 dias. No domingo (8) e na segunda, foram retirados quatro garotos em cada dia. Nesta terça, foram resgatados mais quatro meninos e o técnico.
- Cada garoto foi conduzido por pelo menos 2 mergulhadores e usou máscara facial de oxigênio durante o percurso até a entrada da caverna, que dura 6 horas. Vários trechos são muito estreitos, com água turva e baixa visibilidade.
- Os resgatados foram levados de helicóptero para hospital, onde vão ficar em quarentena e observação.
Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.
Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.
Fonte: Bahia Notícias
———
Voltar