TREMOR DE TERRA DE BAIXA MAGNITUDE É REGISTRADO EM CURAÇÁ E JAGUARARI

30/11/2020 20:20

Image

Imagem: LabSis/UFRN/Google Earth

Mais um tremor de terra foi registrado na Bahia. A última ocorrência aconteceu entre as cidades de Curaçá e Jaguarari, ambas no norte do estado, por volta das 12h30 de domingo (29), conforme informações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN), que monitora e opera boa parte das estações sismográficas do Nordeste.

O terremoto teve magnitude preliminar de 2.5 mR, intensidade considerada baixa. Não houve registro de feridos e nem de danos em imóveis.

Segundo o laboratório, um morador do povoado de Pilar, pertencente ao município de Jaguarari, ligou para um técnico do Labsis informando ter ouvido um estrondo que teria feito vibrar a janela. O registro foi capturado pela estação sismográfica instalada na cidade de Ponto Novo.

A princípio, houve uma suspeita de que teria sido causado por atividade de uma mineradora localizada em Curaçá, mas o laboratório afirmou que não há confirmação da relação entre os fenômenos.

"Esse tremor é normal. Ele ocorre em falhas geológicas e vez por outra a gente tem mesmo esse tipo de fenômeno. É um evento de baixa intensidade e foi sentido na região. Essa questão da mineradora próxima, não tem nada que possa comprovar. Nessa região, vez por outra, a gente registra tremores de terra, que são provocados pelas pressões das falhas geológicas que existem na região, como teve em Amargosa”, informou Eduardo Menezes, técnico do LabSis. 

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Clique aqui para seguir nossa página no Twitter.

Clique aqui para seguir nossa página no Instagram.

 

Fonte: Correio da Bahia

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.