UAUÁ-BA: ATER PROMOVE PRÁTICAS SOBRE USO DE PLANTAS DA CAATINGA NA ALIMENTAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRA
07/10/2017 22:46A produção de alimentação para a criação de Galinha Caipira fazendo o uso sustentável da Caatinga é uma alternativa importante para o/a agricultor/a que pretende aumentar a renda proveniente da criação desse tipo de ave e assim economizar gastos com a compra de ração industrializada. A partir do projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Ater), o beneficiário José Reis, da comunidade Sítio do Meio, município de Uauá (BA) promoveu na sua Unidade de Produção Familiar prática para a produção de ração para Galinha Caipira.
A primeira ação da atividade foi teórica, momento em que foi explicado para a família como será realizada a prática, dando ênfase às metodologias que deverão ser seguidas. A partir do uso de maneira sustentável de plantas nativas da Caatinga, a exemplo da favela, catingueira e pau ferro, a proposta é triturar e fazer a ração para as aves. Com o auxílio de uma máquina forrageira, todos os ingredientes utilizados foram triturados e em seguida colocados ao sol para favorecer na desidratação do alimento. Além das plantas da Caatinga, outros ingredientes foram utilizados, como o farelo do milho e casca de ovo, na perspectiva de fortalecer o valor nutritivo da ração. Depois de triturados todos os elementos e retirados do sol, o passo final foi fazer a mistura de todos os ingredientes em parcelas graduais.
O envolvimento de toda a família foi essencial para que a atividade desse conta das expectativas almejadas. Palém de S. José Reis, sua esposa e filhos participaram de forma ativa, seguindo todas as recomendações sugeridas pelo técnico responsável. Isso só reforça a compreensão de que a ação de ater desenvolvida pelo Irpaa depende do protagonismo dos/das agricultores/as, uma vez que são as famílias apostam nas ações no seu dia a dia e assim colhem bons resultados.
Texto e fotos: Wermerson Cardoso Silva Matos – Colaborador Eixo Produção
Revisão: Comunicação Irpaa
———
Voltar