UAUÁ-BA: FESTIVAL DO UMBU DESTACA E EXPÕE RIQUEZAS DA CAATINGA
26/04/2016 21:48A 8ª edição do Festival Regional do Umbu será realizada nos próximos dias 29 e 30 de abril na cidade de Uauá-BA, localizada a 126 km de Juazeiro-BA e a 428 km de Salvador. O evento é organizado desde 2001 pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – Coopercuc, com intuito de promover a visibilidade de ações e itens produzidos pela agricultura familiar, desenvolvidos na região da Caatinga.
Nesta edição o Festival tem como tema “Ano Internacional das Leguminosas”, tema trabalhado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), em todo o mundo. As leguminosas são fontes de proteínas para os animais, além de terem propriedades que podem contribuir para a fertilidade do solo. O Bioma Caatinga possui centenas de espécies com esta classificação e muitas dessas são medicinais ou forrageiras, utilizadas para a alimentação animal como: Umburana, Angico e Jatobá. As leguminosas são vegetações comuns em volta dos umbuzeiros e são peças importantes para a preservação do Bioma Caatinga.
O Festival Regional do Umbu em Uauá, também vai contar com a Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, serão mais de 40 stands, com expositores da Bahia e também do Sul e Centro-Oeste do país. Quem for ao local vai poder, entre outras coisas, apreciar biscoitos, cachaças, cerveja, doces, geleias, compotas, artesanato e cosméticos produzidos com matéria-prima retirada da caatinga, como o umbu, o maracujá da caatinga, mandacaru, entre outros. Os participantes vão poder também degustar a cerveja de Umbu com receita e produção da Coopercuc, além de conferir apresentações culturais, concurso de Aboiadores e de contadores Causos do Sertão. À noite, o festival vai oferecer o som da sanfona e muita música com forró pé de serra e outros estilos trazidos por atrações musicais como: Canindé, Nilton Freitas e Gogó (Roberto Malvezzi), Renan Mendes, Cláudio Barris e Roberto Dantas. Com todos esses atrativos, a organização do festival espera um público de cerca de 40 mil pessoas nos dois dias de evento.
A COOPERCUC
É uma cooperativa com a missão contribuir para fortalecimento da agricultura familiar, tendo como foco a produção ecológica, economicamente viável, justa e solidária. A Coopercuc tem atualmente 270 cooperados, 75% desses são mulheres. A instituição é responsável pela produção anual de cerca de 200 toneladas de geleia, compotas e doces de umbu e de outros produtos típicos da caatinga. Além de escoar produtos para o mercado interno, a cooperativa também exporta doces para a França e geleia para a Austrália e Alemanha.
Confira aqui a programação do Festival Regional do Umbu.
Texto: Ascom Coopercuc (Irpaa)
Formosa News, a informação a todo o momento.
Clique aqui e confira dicas de como combater o mosquito Aedes Aegypti!
Formosa News em defesa do combate ao mosquito Aedes Aegypti
Leia mais: https://www.formosanews.com.br
———
Voltar