RETROSPECTIVA FORMOSA 2016: EVENTOS RELIGIOSOS

27/12/2016 22:39

Resultado de imagem para imagem religião

Foto: Ilustração

 

2016 foi um ano marcado por vários acontecimentos religiosos que com certeza ficarão registrados na vida e/ou na memória dos formosenses. Vejam os principais:

Foto: Imagem do  Padroeiro Coração de Jesus de Formosa em procissão durante Festa do Padroeiro Senhor do Bonfim em Macururé (Arquivo)

 

Tudo começou em janeiro durante a Festa do Padroeiro Senhor do Bonfim em Macururé, onde naquela ocasião, formosense se fizeram presentes juntamente com a imagem do Sagrado Coração de Jesus (Padroeiro de Formosa), que foi posto em andor durante procissão nas principais avenidas da cidade. Já março foi marcado pela a Santa Missa de Domingo de Ramos, no povoado, celebrada pelo o padre Marcílio, que relembrou o simbolismo da semana santa como um momento diferente dos outros dias, que essa semana  (a citada) é um momento de fé entre os cristãos. Ele enfatizou a necessidade da gente lembrar que esse período é de reflexão e não festa.

Foto: Celebração de Domingo de Ramos (Arquivo Formosa News)

Na mesma semana, ocorreu o Tríduo Pascal, que foi iniciado na quinta santa com a cerimônia do lava pés. No sábado de Aleluia, houve nas dependências da Capela do Sagrado Coração de Jesus a celebração de vigília em testemunho a representação da ressurreição de Cristo.

Essa vigília foi celebrada pelo o padre José Raimundo, para um público de aproximadamente 80 pessoas, entre elas crianças, jovens, adultos e idosos, que testemunharam diante de uma fogueira e de luzes de velas, o sentimento simbólico da páscoa.

Fotos: Tríduo Pascal (Arquivo Formosa News)

Durante esse um último encontro, considerado como a da ressurreição de cristo, o padre falou sobre a paixão, morte e ressurreição. Em seguida ele realizou a renovação do batismo pascal de todos os presentes. 

Em Abril, seguindo preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem original de Nossa Senhora Aparecida que, segundo a Igreja Católica, aconteceu no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, 
a Capela do Sagrado Coração de Jesus, em Formosa, ficou marcada na história pela a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Houve procissão e missa celebrada pelo o padre Marcílio Reis.

Foto: Visita da imagem de Nossa Senhora Parecida em Formosa (Arquivo Formosa News)

No mês de maio, houve a Celebração de Corpus Christi, que contou com missa e procissão; além da venda de um delicioso arroz doce, tendo como objetivo arrecadar fundos para a construção da nova igreja da comunidade, essa que teve o seu chão benzido no mês de julho durante as comemorações da Festa do Padroeiro Coração de Jesus, evento esse que contou com 4 dias de celebrações e tendo presença dos padres José Raimundo e Marcílio Reis. Lembrando que 4 batalhões já foram executados em prol da construção da nova igreja de Formosa.

Foto: Durante Procissão de Corpus Christi (Arquivo Formosa News)   

Fotos: Durante  Festa do Padroeiro Coração de Jesus (Arquivo Formosa News)

Foto: Padre benzendo o terreno da construção da Nova Igreja de Formosa (Arquivo Formosa News)

Foto: Construção da Nova Igreja de Formosa - (Formosa News)

 

Agosto ficou marcado pela presença na igreja católica de Formosa, da imagem de Nossa Senhora das Dores, vinda da Paróquia do Senhor do Bonfim de Macururé.

Foto: Imagem de Nossa Senhora das Dores durante visita ao povoado de Formosa (Arquivo Formosa News)

 

Além da sua presença na igreja da comunidade, a imagem também seguiu em procissão pela Avenida Principal até a comunidade de Chorrochozinho visitando residências.

Fotos: Imagens da Festa de Nossa Senhora Aparecida  em Santo Antônio (Arquivo Formosa News)

 

No mês de outubro, houve dois eventos religiosos, o primeiro na comunidade de Santo Antônio, município de Macururé-BA, distante a 15 km do Povoado de Formosa, com a realização da Festa de Nossa Senhora Aparecida,

celebrada pelo o padre José Raimundo, a Santa Missa com procissão reuniu centenas de pessoas de várias localidades da região. Já o segundo foi realizado nas imediações da Igreja da localidade da Rua Velha (Antiga Formosa), pelo 4º ano seguido, a já tradicional Festa de Nossa Senhora da Guia, que contou com missa, divertidos leilões e entre outras atrações. 

Fotos: Durante Festa de Nossa Senhora da Guia na Formosa Antiga (Arquivo Formosa News)

 

Clique aqui e confira Retrospectiva Momentos para a História 

Clique aqui e confira Retrospectiva Eventos Escolares e Esportivos

Clique aqui e confira a Retrospectiva Pessoas que Nos deixaram pra ir morar no céu

 

Formosa News, a informação a todo o momento. 

Voltar

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.