Galeria de fotos

1 | 2 >>
/album/galeria-de-fotos/ai16-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/ai17-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/ai18-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/ii-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-140015-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-154509-jpg/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-154747-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-103808-jpg/
/album/galeria-de-fotos/img-20160103-wa0097-jpg/
/album/galeria-de-fotos/a20160103-025115-jpg/
1 | 2 >>

 

FORMOSA NEWS, A INFORMAÇÃO A TODO O MOMENTO

 

BIOGRAFIA DO EDITOR CHEFE DO SITE

Jean Silva, nascido em 14 de outubro de 1985, no povoado Formosa, município de Macururé-BA. Filho do Ex. Comerciante Manoel Lito e da Professora Aposentada Darcy Silva, Jean também possui duas irmãs e namora a jovem queimadense Adenilza Ferreira. Não possui filhos.

Muito pequeno, ao desenhar nas paredes da casa dos pais alguns letreiros com um frasco de desodorante com água, ele se dividiou entre a matemática, por influência do pai comerciante; e entre as letras, ter uma mãe e mais tarde uma irmã professora; o magistério predominou! A Geografia a sua vocação, num é pra menos que com 7 anos de idade já localizava todos os estados e capitais brasileiras.

Formado em Licenciatura Plena em Geografia, pelo o Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (Belém do São Francisco-PE) em 2008; em 2010 concluiu o Curso de Especialização em História e Cultura Afro Brasileira e Indígena, pela Faculdade Batista Brasileira (Euclides da Cunha-BA). Na vida profissional atuou desde os 18 até os 23 anos como professor no Colégio Municipal Ruy Barbosa. Em 2008, aos 23 anos de idade, passou a atuar como Agente Administrativo, efetivado através de concurso público pela Prefeitura Municipal de Macururé, lotado na Escola Municipal Ana Nery até 2020. Em 2021, foi convidado para assumir a função de Diretor Escolar no Colégio Municipal Ruy Barbosa (todas as unidades citadas estão localizadas no povoado Formosa). Simultaneamente a área profissional, Jean em 2015 criou o site de notícias Formosa News (www.formosanews.com.br), trazendo notícias locais, estaduais, nacionais e até mundiais. Recentemente ele ainda vem desenvolvendo um projeto de um livro pra ser lançado sobre a história de sua comunidade natal.

Apesar de não praticar com frequência algum tipo de esporte, Jean é um apaixonado pelo o futebol, inclusive boa parte da tematica das matérias do site tem ligação do esporte amador, além claro nas notícias climáticas. O seu time de coração é o Esporte Clube Bahia.

 

 

 

NOTÍCIAS

FORMOSA-BA: BOLETIM METEOROLÓGICO DE SÁBADO; COM TEMPERATURA MÁXIMA DE 34°C

28/01/2017 13:50

De acordo com a Accuweatcher, neste início de tarde de sábado (28/01), às 12h40min (horário local), Formosa (município de Macururé – nordeste da Bahia – BR 116 – Rodovia Santos Dumont) esteve marcada por céu entre muitas nuvens e um tempo ambiente pouco quente, com umidade relativa do ar de 41%. Lembrando que a umidade relativa do ar é a água na forma de vapor existente na atmosfera em um determinado momento. Em relação à chance de chuva para hoje é de 25% ao longo do dia. 
Hoje a temperatura chegou a atingir 33°C (no horário citado) e uma sensação térmica de 35°C. Os índices UV (Ultravioleta) que mede o nível de radiação solar na superfície da Terra aponta a numeração 8, indicando um nível UV muito alto, havendo necessidade de proteção da pele, sendo que o ideal é a aplicação de filtro solar, colocar um chapéu e óculos escuros.
Em relação aos ventos, a velocidade predominante ao longo do dia fica em torno de 18 Km/h, com rajadas de até 24 km/h, vindas predominantemente da direção SE (Sudeste).
A nascente do sol foi às 5h e 33m e o poente será às 18h e 05m.
A temperatura máxima para hoje é de 34 graus e a mínima de 22, com sensação térmica máxima de 35 e mínima de 21.
Confira as temperaturas (max/min) e chances de chuvas em (%) para hoje em algumas cidades baianas:
• Macururé- 34 max 22 min de temperatura, com 25% de chance de chuva;
• Canudos- 32 max 22 min, com 25%;
• Chorrochó- 34 max 23 min, com 25%;
• Uauá- 32 max 22 min, com 42%;
• Euclides da Cunha- 31 max 21 min, com 40%;
• Rodelas- 34 max 23 min, com 25%;
• Abaré- 36 max 24 min, com 13%;
• Feira de Santana- 34 max 22 min, com 41%;
• Salvador- 30 max 25 min, com 40%;
• Paulo Afonso- 34 max 22 min, com 25%.
• Tucano- 33 max 23 min, com 60%;
• Juazeiro- 35 max 23 min, com 25%;
• Serrinha- 34 max 21 min, com 5%.

 

Foto tirada as 12h40m (horário local)

 

Formosa News, a informação a todo o momento.

>>

PRESO E LIBERADO, BETO BARBOSA PEDE DESCULPA À PM: 'FOI UM DESTEMPERO'

28/01/2017 00:27

Beto Barbosa, cantor.

Beto Barbosa, cantor. (Dedoc)

 

Após ser preso por se envolver em uma confusão e chamar um policial de "vagabundo", o cantor Beto Barbosa foi liberado e pediu desculpas aos policiais militares. "Foi um destempero no momento, mas não foi com a polícia, a polícia estava cumprindo o seu papel. Foi uma palavra solta e agradeço a gentileza que fizeram comigo. Eu tenho amigos policiais e prezo muito pelo trabalho dos policiais. Quero pedir desculpa a toda a corporação", afirmou.

O cantor foi conduzido a delegacia após se envolver em confusão com o segurança de um supermercado no Bairro Meireles, em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (27). Na delegacia, ele se referiu a um policial como vagabundo. "Eu não sou bandido, seu vagabundo", disse. Ainda na delegacia, ele foi algemado e recebeu voz de prisão.

 

Clique aqui e confira vídeo

 

Ele justificou a condução até a delegacia por ter "comprado a briga de crianças e mendigos", que são impedidas de receber esmolas em um supermercado no Bairro Meireles, de acordo com o músico.

"Eu fui dar uma lata de leite a uma criança no Pão de Açúcar e no Pão de Açúcar é proibido entrar mendigo. Eu comprei a briga da criança e dei a lata de leite, aí os seguranças não gostaram. Eu sempre ajudo as crianças carentes do Pão de Açúcar ali do Meireles, eu sempre ajudo", disse o cantor, antes de entrar no 2º Distrito Policial, no Bairro Meireles.

Após a confusão, dois policiais conduziram o cantor e o segurança foram levados ao 2º Distrito Policial, onde Beto Barbosa se referiu a um policial como "vagabundo" e foi algemado. Após depoimento, o músico pediu desculpas à Polícia Militar.

Em nota, a rede Pão de Açúcar nega que haja a orientação citada por Beto Barbosa e diz que "possui normas rígidas quanto a atos discriminatórios caso sejam realizados por seus funcionários e que não há nenhuma orientação proibindo a entrada de qualquer pessoa na loja". A rede nega também que impede de os clientes fazerem doações. "A loja está apurando o relatado e, se necessário, tomará as medidas cabíveis", conclui a nota.

Beto Barbosa chegou ao 2º Distrito Policial durante a tarde, acompanhando do filho, Gregory Barbosa, que é advogado e o defende na causa. Pela manhã, ele chegou a ser algemado dentro da delegacia e em seguida foi levado ao Instituto Médico Legal.

Beto Barbosa tem show agendado em Fortaleza neste sábado (28). A casa de shows confirmou que a apresentação do artista irá ocorrer normalmente.

 

Fonte: G1 CE

>>

AGENDA CULTURAL: TRADICIONAL 'REISADO DO BRIDAS' SERÁ REALIZADO EM UAUÁ-BA NESTE SÁBADO

27/01/2017 13:11

Acontece neste sábado (28/01), no Bridas Clube, em Uauá/BA, o Tradicional “REISADO DO BRIDAS”, festa que já é realizada há mais de dez anos e que há quatro anos é comandada pelo Produtor, Músico, Sanfoneiro, Rennan Mendes, que já trouxe nomes como Targino Gondim, João Sereno, Flávio Leandro, entre outros. 

Sucesso a cada ano, o evento toma propriedade de uma festa que respeita à tradição e que é movida a muito forró do bom e animação. Neste ano, como não é diferente, o Reisado vem recheado de atrações e convidados super especiais, entre eles o próprio Rennan Mendes, Zé de Auto e Grupo Tradição, a Banda Flor Serena (revelação do São João 2016), Paulo Ferreira, Lucas Kadosh, Cláudio Barris e João Sereno.

Reisado do Bridas
Sábado - 28/01
22:00h
Bridas Clube
Uauá/Bahia

 

Fonte: Geraldo José

 

>>

FEIRA DE SANTANA-BA: PAI DE MENINA DESAPARECIDA HÁ 1 SEMANA APELA PARA ENCONTRAR FILHA

27/01/2017 13:02

Pai de menina desparecida há 1 semana apela para encontrar filha

Foto: Reprodução / TV Subaé

 

Familiares de uma menina desaparecida em Feira de Santana (ver aqui) continuam fazendo apelos para encontrar a garota. Caso Gabrielle Gomes Santana, de sete anos, não seja encontrada até este sábado (28), parentes dela farão uma nova caminhada pelas ruas da cidade. Nesta quinta-feira (26), um ato chamou à atenção de quem passava pelo centro. Uma caminhada levou centenas de pessoas até as imediações da prefeitura. Munidos de cartazes e faixas, as pessoas pediam solidariedade para achar a garota. De acordo com Joilson Santana, pai da menina, Gabrielle não tinha costume de sair para locais distantes da residência onde moram. "Ela não era de sair, e a gente acredita que vamos encontrar", disse ao Bahia Notícias. A garota foi vista pela última vez no sábado (21) no conjunto Solar da Princesa, no bairro Gabriela, onde mora com a família há dois anos. Segundo o pai, o caso tem mobilizado os moradores da cidade. "A gente está contando com muita gente. Ela vai voltar. Enquanto isso, a gente vai orando e pedindo a Deus", declarou. Quem tiver informações da garota pode entrar em contato com os números 75 9 9270 9705 e 75 9 8137 7913, ou para a Polícia Civil de Feira de Santana, que atua no caso.

Foto: Divulgação

 

Fonte: Francis Juliano / Bahia Notícias

>>

COM UM A MENOS, BAHIA SUSTENTA PRESSÃO E EMPATA SEM GOLS COM O FORTALEZA EM ESTREIA NA COPA DO NORDESTE

27/01/2017 12:53

Com um a menos, Bahia sustenta pressão e empata sem gols com o Fortaleza

Foto: Divulgação / EC Bahia

 

O Bahia começou a temporada de 2017 com um empate. Contra o Fortaleza, na noite desta quinta-feira (26), o Esquadrão, que teve o volante Juninho expulso no primeiro tempo da partida, conseguiu sustentar a pressão do adversário e manter o placar de 0 a 0 na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

Com o resultado, a equipe comandada por Guto Ferreira somou um ponto no grupo B da competição regional. A próxima partida pelo certame será no dia 4 de fevereiro, contra o Moto Club, em Salvador.

O foco do tricolor baiano se volta para o Campeonato Baiano. No próximo domingo (29), o Esquadrão faz a sua estreia no estadual contra o Jacobina, às 18h30, no estádio Metropolitano de Pituaçu.


O JOGO

O duelo de tricolores começou com muito estudo, equilíbrio entre as duas equipes e poucas chegadas ao ataque. O primeiro lance com possibilidade real de gol veio aos 13 minutos, quando Rodrigo Andrade cobrou falta de longe e obrigou Jean a mandar a bola para escanteio.

Logo depois, aos 15, a oportunidade foi do Bahia. Após passe de Armero, a bola parou nos pés de Régis, que acabou travado pela defesa do Leão cearense. Dois minutos depois, Hernane, em posição legal na entrada da área, recebeu passe de Zé Rafael e completou para a rede. O lance, no entanto, foi anulado pela arbitragem.

Com maior posse de bola, o Bahia chegava ao ataque, mas sem muitas oportunidades para finalização. Uma delas aconteceu aos 29 minutos, quando Juninho recebeu passe, aproveitou uma brecha e bateu de fora da área para fácil defesa do goleiro Marcelo Boeck.

Juninho recebe dois cartões em três minutos e deixa o jogo mais cedo

A parte final do primeiro tempo foi faltosa entre as duas equipes e o Bahia acabou sofrendo com isso. Entre o minuto 35 e o minuto 38, Juninho cometeu duas infrações, recebeu dois cartões amarelos do árbitro pernambucano e acabou expulso. 


Segundo tempo

Com um jogador a menos, o Bahia sofreu pressão do Fortaleza nos primeiros minutos. Aos sete, Gabriel Andrade recebeu passe, invadiu a área e antes de finalizar acabou impedido por Armero.

Em cima da linha, Tiago evita gol do Fortaleza

Dominado pelo tricolor cearense, o Bahia quase viu a sua meta vazada aos 15 minutos, Lúcio Flávio recebeu lançamento, dominou e tocou por cima do goleiro Jean. O zagueiro Tiago correu atrás da bola e conseguiu evitar o tento. Na sequência, Gabriel Pereira avançou na área do Bahia, driblou e finalizou para defesa do goleiro Jean.

A pressão do Fortaleza seguiu aos 19 minutos, quando Gabriel Pereira cruzou na área e Lúcio Flávio toca de calcanhar para fácil defesa do arqueiro do Esquadrão. Dois minutos depois, o Bahia esboçou uma reação. Fora da área, Régis chutou com desvio e a bola passou perto da meta de Marcelo Boeck.

Aos 26, a vez foi de Renê Júnior finalizar. A tentativa, no entanto, passou longe do gol. Aos 29, o zagueiro Ligger, do Fortaleza, bateu com força de fora da área e a bola passou muito perto da meta defendida por Jean.

Com 35 minutos, Lúcio Flávio recebeu a bola na área e cabeceou para Jean, bem posicionado, evitar o gol do tricolor cearense.


FICHA TÉCNICA

Fortaleza x Bahia

Copa do Nordeste - Grupo B - 1ª rodada

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Data: 26/01/2017

Horário: 21h30 (horário da Bahia)

Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)

Assistentes: Marlon Rafael Gomes de Oliveira e Francisco Chaves Bezerra Júnior (ambos de PE)
Cartões amarelos: Gastón, Rodrigo Andrade, Vacaria (Fortaleza) / Renê Júnior, Juninho (duas vezes), Jean, Hernane (Bahia)
Cartões vermelhos: Juninho (Bahia)
Gols:

Fortaleza: Marcelo Boeck; Jefferson, Heitor, Ligger e Gastón; Anderson Uchôa, Vacaria (Allan Vieira),  Rodrigo Andrade (Patuta) e Gabriel Pereira; Lúcio Flávio e Juninho Potiguar (Wesley). Técnico: Hemerson Maria

Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Jackson e Armero (Éder); Renê Júnior, Juninho e Régis; Zé Rafael (Matheus Sales), Allione (Diego Rosa) e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

 

Fonte: Ulisses Gama / Bahia Notícias

>>

FORA DE CASA, JUAZEIRENSE-BA PERDE PARA O RIVER-PI NA ESTREIA DA COPA DO NORDESTE

27/01/2017 12:48

Fora de casa, Juazeirense perde para o River-PI na estreia da Copa do Nordeste

Foto: Stephanie Pacheco/ Globoesporte.com

 

Com derrota. Foi assim que a Juazeirense estreou na Copa do Nordeste. Em confronto disputado no Estádio Lindolfo Monteiro, o Cancão de Fogo perdeu por 2 a 0 para o River-PI, com gols marcados pelo atacante Viola. Agora, o time comandado pelo técnico Quintino Barbosa vai focar no Campeonato Baiano. O próximo duelo é contra o Vitória, domingo (29), às 16h (horário da Bahia), no Estádio Adauto Moraes, válido pela primeira rodada do certame estadual. Pelo Nordestão,  a equipe do interior baiano volta a campo diante do Sport, no dia 5 de fevereiro, um domingo, dentro de casa.

 

Fonte: Glauber Guerra / Bahia Notícias

>>

EM ESTREIA PELA COPA DO NORDESTE, VITÓRIA-BA VENCE O SERGIPE NO BARRADÃO

27/01/2017 12:44

Leão abriu o placar e chegou a ceder o empate. Mas a superioridade na segunda etapa garantiu a vitória | Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

 

Não foi moleza, mas na estreia pela Copa do Nordeste, o Vitória começou com o pé direito. Nesta quinta-feira (26), o Leão venceu o Sergipe no Barradão, por 3×1.  O time de Aracaju foi ousado e colocou logo as manguinhas de fora. No começo do jogo, soube explorar bem o lado direito do campo e deu uma boa pressionada no rubro-negro. Mas espera lá. No Barradão, amigos, quem ruge é o Leão.

Maior campeão da história da Copa do Nordeste, com cinco títulos, o time mostrou que está disposto a gritar “é hexa” antes mesmo da Seleção Brasileira. E, apesar de montar uma equipe de peso para a temporada de 2017, com 13 reforços, foi um menino revelado pelas categorias de base do clube o responsável pelo primeiro gol do ano em jogos oficiais. Aos 31 minutos de bola rolando, David recebeu um passe açucarado do novato Uillian Correia, que se mostrou habilidoso no jogo, e deixou o dele na saída do goleiro.

 

Apesar de arisco, o Sergipe esbarrou em algumas limitações técnicas. Só que futebol não é só jogada bonita, né? Três minutos depois, Davi Ceará cobrou falta na direção de Wallace Pernambucano, que bateu para o gol e parou em Fernando Miguel. O goleiro deixou escapar e Hiago, esperto, pegou o rebote, marcou o gol e ainda comemorou no estilo Cristiano Ronaldo.

A Lampions League estava mesmo pegando fogo logo na sua primeira rodada. Para colocar mais lenha nessa fogueira, o também novato Gabriel Xavier, com seus modestos 1,70m, aproveitou o cruzamento de Norberto e, de cabeça, já tratou de garantir o gol dele aos 41 minutos, para deixar o Vitória novamente na frente.

 

MAIS GOLS

No segundo tempo, o Leão quase ampliou com David, mas foi Kieza quem foi contagiado pelo espírito guerreiro e voltou a mostrar que entende de bola. Aos 21 minutos, após contra-ataque, K9 recebeu a bola do parceiro de ataque, dominou e mandou um chute rasteiro, para fazer 3×1.

Cheio de confiança, o Vitória passeou no segundo tempo, com direito até ao zagueirão Fred tentando deixar o dele, mas Ferreira fez linda defesa após chute do defensor.

Aos 31, o estreante Paulinho também arriscou. Ao receber passe de David, o atacante tentou o desvio, mas tropeçou e saiu “catando ficha”. Tá perdoado. Afinal, no primeiro jogo oficial do ano, o torcedor saiu com esperança de que 2017 será um ano melhor.

O Leão volta a campo domingo, pela estreia do Campeonato Baiano, contra a Juazeirense. O jogo será às 16h, no Adauto Moraes, em Juazeiro.

No Piauí, o terceiro representante baiano, o Juazeirense perdeu para o River por 2 a 0.

 

 

Fonte: Correio24horas (Calila Notícias)

>>

DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL DIZ QUE ‘TIMING’ PARA PRENDER LULA PODE SER EM 30 OU 60 DIAS

27/01/2017 12:33

Delegado da Polícia Federal diz que 'timing' para prender Lula pode ser em 30 ou 60 dias

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

 

A Polícia Federal não perdeu o “timing” para prender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato. Em entrevista ao Uol, o delegado Igor Romário de Paula, responsável pelas investigações, sugeriu que não há tempo definido para que a prisão seja realizada.

“É complicado falar em perder timing. Os requisitos para uma prisão preventiva são bastante objetivos. Lá atrás, na f ase 24 da Lava Jato, quando houve a representação do Ministério Público [a condução coercitiva de Lula], não existiam os requisitos para um pedido de prisão do ex-presidente. (…)

Esse timing pode ser daqui a 30 dias, a 60 dias. A investigação que envolve o ex-presidente Lula é muito ampla”, explicou o delegado, que considerou ainda o surgimento de um timing nas investigações em Brasília e não em Curitiba. Alvo de quatro ações no âmbito da Lava Jato, Lula é apontado como proprietário do sítio de Atibaia e tem suas palestras colocadas em suspeição pela força-tarefa.

“Em um deles [inquéritos] falta um laudo pericial para que seja finalizado. E em outro, um detalhe de ordem técnica. Os dois estão sob a incumbência do delegado Márcio Anselmo. Eu imagino que, no máximo em 30 dias, esses inquéritos estarão concluídos”, detalhou De Paula.

O delegado refutou uma afirmação de Lula, segundo o qual havia “dedo estrangeiro” nas investigações da Operação Lava Jato. Para o policial federal, se houvesse interesses nenhum membro da força-tarefa estaria trabalhando e comparou a afirmação à atribuição de assassinato a quem encontrou um corpo em uma cena de homicídio.

“Há um desgaste para o país, claro, mas talvez ao final disso tudo o resultado seja muito mais positivo ao estancar a sangria da corrupção”, acrescentou. A defesa de Lula não quis se manifestar sobre as declarações.

 

Fonte: UOL (Calila Notícias)

>>

ENEM: UNIVERSIDADE DE COIMBRA OFERECE 29 BOLSAS INTEGRAIS PARA ESTUDANTES BRASILEIROS

27/01/2017 12:28

Resultado de imagem para IMAGEM UNIVERSIDADE COIMBRA

Imagem: Tonorumo

 

Até o dia 31 de janeiro, os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem utilizar a nota para se candidatar a 29 bolsas integrais de estudo em cursos de graduação na Universidade de Coimbra, em Portugal. A universidade se encontra entre as 200 melhores do mundo nas áreas de Direito e Engenharia Civil.

Com as bolsas, os estudantes ficam isentos do pagamento das mensalidades, que tem valor anual de sete mil euros, o equivalente a cerca de R$23.795. No entanto, a instituição não cobre os custos de moradia e alimentação.

A inscrição pode ser realizada através do site www.uc.pt/brasil/graduacao/enem. Para se candidatar às vagas, é necessário converter a nota do exame para a escala portuguesa. Serão considerados aptos a concorrer os candidatos que atingirem nota igual ou maior do que 16 valores.

Para verificar se sua nota do Enem atinge os requisitos mínimos para se candidatar à Universidade, é necessário fazer alguns cálculos. Primeiro, calcule a sua Média Global do exame somando as notas de Redação, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Linguagens e divida o valor por cinco.

Feito isso, veja nesta lista qual curso você deseja se candidatar e quais são as áreas de conhecimento que a Universidade prioriza. Em alguns cursos, nem todas as notas serão utilizadas, somente as que se aproximam dos conteúdos exigidos. É preciso fazer dois cálculos. No primeiro, faz-se a ponderação com as notas exigidas pelo curso e depois transforma este valor para a escala portuguesa.

Se você tiver escolhido o curso de Direito, é necessário fazer a seguinte conta:

Nota da Redação X 45 + Nota em Ciências Humanas X 45 + Média Geral do Enem X 10 / 100

Assim, numa simulação:

Nota = (800×45 + 800*45 + 800*10)/100

(36000+36000+8000)/100 = 800

Em seguida, a nota deve ser convertida para a escala de notas portuguesa de 0 a 200. Veja como:

Nota final: Nota*200/1000

Ou seja, 800*200/1000

= 160

Se a sua nota final for igual ou acima de 120, você poderá apresentar sua candidatura ao curso escolhido. A etapa de seleção dos candidatos acontece em seguida. No entanto, a renovação da bolsa só será feita se o estudante mantiver o nível acadêmico.

 

 

Fonte: Calila Notícias

>>

MINISTÉRIO ESTUDA VACINAR TODAS AS CRIANÇAS DO PAÍS CONTRA FEBRE AMARELA

27/01/2017 12:21

Imagem Ilustrativa

 

Ministério da Saúde vai discutir a incorporação da vacina contra febre amarela para crianças de todo o País. Atualmente, o imunizante é indicado para maiores de seis meses que vivem em áreas consideradas de risco.

Uma corrente de pesquisadores, no entanto, avalia ser necessária a extensão da proteção para crianças de todo o território nacional. O diretor do departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, afirmou que a discussão será feita por um comitê assessor do ministério. Ela somente será retomada, no entanto, depois de encerrado o surto da doença, o pior enfrentado no Brasil nos últimos 14 anos.

Desde o início do ano, a doença foi confirmada em 70 pacientes, com 40 mortes. Há ainda outros 364 casos em investigação – dos quais 49 são óbitos. Os registros foram feitos nos Estados de Minas, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Bahia.

“A incorporação da vacina no calendário teria reflexos a médio prazo, pois as crianças seriam o alvo. O importante agora é vacinar a população que está sob risco”, afirmou Hage.

A cobertura vacinal em Minas, Estado mais atingido pelo surto, é considerada baixa: cerca de 50% da população já recebeu o imunizante contra a doença. A estimativa da subsecretária de saúde de Minas, Marcia Faria, é de que pelo menos 2,2 milhões de pessoas vivam em áreas de maior risco para a doença. Ela não soube informar quantas pessoas já estão imunizadas. As doses de vacinas encaminhadas pelo ministério para o Estado, disse, foram suficientes até o momento. “Nem toda a população precisa ser vacinada. Muitos já receberam as duas doses do imunizante”, completou.

O Ministério da Saúde e representantes das secretarias dos Estados mais atingidos pelo surto da doença fizeram um esforço conjunto para tentar evitar uma corrida aos postos de vacinação. Todos afirmaram que a vacina deve ser tomada apenas por quem vive em áreas de risco ou em que o imunizante é indicado, respeitadas as contraindicações (pessoas com sistema imunológico comprometido, por exemplo, não devem ser imunizadas). Hage garantiu haver vacinas em quantidade suficiente. De acordo com ele, já foram distribuídas 5,4 milhões de doses extras para atender o aumento da demanda. Outras 6 milhões foram adquiridas da fabricante, Biomanguinhos. Foram encomendadas ainda 9 milhões, que serão entregues dentro de dois meses.

O Brasil exporta atualmente vacina contra febre amarela. Hage afirmou que essa atividade será mantida. “Não há necessidade de suspensão”. Ele disse, no entanto, que se houver um aumento expressivo da demanda, a exportação poderá ser suspensa temporariamente, para preservar estoques estratégicos. O volume do estoque estratégico não foi informado. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Adeílson Cavalcante, a informação é sigilosa.

Bahia, que até o momento possui seis casos em investigação, afirmou que vai estender a vacinação para mais 22 cidades do extremo sul. O Estado solicitou 700 mil doses extras da vacina.

Os surtos de febre amarela podem durar em média dois meses. Hage afirmou que, uma vez concluído o surto deste ano, uma reunião deverá ser feita para se reavaliar quais as áreas consideradas de risco para a doença e se há necessidade de se expandir a recomendação da vacina para outras regiões.

O professor da Universidade de Brasília, Pedro Tauil, afirma ser preciso avaliar a possibilidade de se estender a recomendação de vacina contra a doença para todo País. O infectologista da Fundação Oswaldo Cruz e especialista em febre amarela, André Siqueira, é de opinião semelhante. Ambos afirmam, no entanto, que a discussão da medida deve ser feita somente depois de concluído o surto enfrentado no País. “A vacina contra febre amarela tem riscos, contraindicações”, afirmou Tauil.

Ele observa que, em momentos como o de agora, a atenção deve ser concentrada para população que de fato está sob risco imediato da doença. “Passado esse período, quando a vacina é incorporada na rotina, profissionais de saúde têm melhores condições de se avaliar caso a caso.” A estratégia, avaliam, seria importante para tentar aumentar a cobertura vacinal da doença. “A mobilidade hoje é enorme. Muitas vezes a pessoa se dirige a uma área considerada de risco e não se dá conta disso”, afirma Siqueira.

 

Fonte: Diário do Sertão (Calila Notícias)

>>
<< 487 | 488 | 489 | 490 | 491 >>

MATÉRIAS MAIS POPULARES:

- FORMOSA-BA: CHUVA FORTE ATINGE O POVOADO E FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE TRANSBORDAR

MORRE FORMOSENSE VÍTIMA DE ACIDENTE ENVOLVENDO MOTO E CARRETA, NA BR-116, EM BENDEGÓ-BA

JOVEM QUE POSSUI FAMILIARES NA FAZ. QUEIMADA DO MILHO (CHORROCHÓ-BA) FOI DESTAQUE NO PROGRAMA GLOBO REPÓRTER; CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE MATHEUS

- MACURURÉ-BA: IGREJA CATÓLICA REALIZA A INSTITUIÇÃO DE MINISTROS DA PALAVRA E DA EUCARISTIA; CONFIRA

OLHEIRO ELOGIA GAROTO FORMOSENSE QUE É PROMESSA NO FUTEBOL: ‘MUITO INTERESSANTE’

- MACURURÉ-BA: VEREADOR ADEMIR FAZ ALGUMAS INDICAÇÕES; INCLUSIVE PARA FORMOSA

EMPRESÁRIO COMERCIAL AJUDA GAROTOS FORMOSENSES COM MATERIAIS ESPORTIVOS (FOTOS E VÍDEOS)

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE HOMEM MAIS VELHO DE FORMOSA-BA, AOS 101 ANOS

- FORMOSA-BA: MORRE JOEL DA CACHOEIRINHA

FORMOSA-BA: MORRE FABINHO SANFONEIRO

FORMOSA-BA: FAMÍLIA SANTOS MAIS UMA VEZ DE LUTO; FALECEU MEIRE, IRMÃ DO SANFONEIRO FABINHO

- MORRE EM FORMOSA-BA, AOS 97 ANOS, SEU ZÉ LINO

- FORMOSENSE REALIZA PALESTRA NA ITÁLIA

TARDE DE SEXTA-FEIRA (8/1) COM TEMPORAL EM FORMOSA-BA

- CHUVA CONTÍNUA PREOCUPA MORADORES DE FORMOSA-BA

CANUDOS-BA: CHUVA E VENTO FORTE CAUSAM ESTRAGOS NO POVOADO DE BENDEGÓ

FORMOSA-BA: CONFIRA COMO FOI A 4ª FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA

FORMOSA-BA: NOVA IGREJA CATÓLICA ESTÁ SENDO ERGUIDA; SAIBA COMO AJUDAR

FORMOSA-BA: CATÓLICOS HOMENAGEIAM O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

- JOVEM FORMOSENSE SE DESTACA NO FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL (FACE), NA CIDADE DE PAULO AFONSO-BA

- FORMOSA-BA: AÇUDINHO TRANSBORDANDO, MAIS DE 10 HORAS DE CHUVA COM 101 MILÍMETROS E AÇUDE DA BR COM ENCHENTE SUPERIOR A 2 METROS DE ALTURA EM CADA SANGRADOURO MARCARAM ESTA QUARTA (20) NO POVOADO

FORMOSA-BA: PRIMEIRA CHUVA DE 2016 FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE PRATICAMENTE ENCHER

- FORMOSA-BA: CHUVA FORTE PROVOCA TRANSTORNOS NO POVOADO E FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE TRANSBORDAR NOVAMENTE

- INAUGURADA IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA NA COMUNIDADE DE SANTO ANTÔNIO (MACURURÉ-BA)

FORMOSA-BA: CAMINHÃO DESGOVERNADO ATINGE MOTOCICLETAS, PARTE DE ÁRVORE, PAREDE E MURO DE RESIDÊNCIAS, ALÉM DE GAIOLA DE BOTIJÃO ASSUSTANDO MORADORES; FELIZMENTE APENAS PREJUÍZOS MATERIAIS

FORMOSA-BA: EM VISITA A SUA TERRA NATAL, CIDADÃO VER ABANDONO POR PARTE DO PODER PÚBLICO AO POVOADO

ALUNOS DE MACURURÉ-BA FORAM ÀS RUAS POR MELHORIAS NO FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO ESTADUAL; VÍDEO/FOTOS

- FORMOSA-BA: JANEIRO SE DESPEDE COM CHUVA ACOMPANHADA DE RAIOS, TROVÕES E RELÂMPAGOS; CONFIRA TODO O HISTÓRICO DO MÊS

COMUNIDADE CATÓLICA DE FORMOSA-BA RECEBEU A VISITA DA PADROEIRA DO BRASIL; CONFIRA

FORMOSA-BA: CHUVAS DESTE INÍCIO DE SEMANA FAZEM DO MÊS DE JANEIRO DE 2016 O MAIS CHUVOSO QUE SE TEM REGISTRO

- FORMOSA-BA: 66 MILÍMETROS FORAM REGISTRADOS EM POUCO MAIS DE 2 HORAS DE CHUVA FORTE; PRINCIPAL AÇUDE DO POVOADO TRANSBORDA NOVAMENTE

FORMOSA-BA: REALIZADO O SORTEIO DOS CONFRONTOS DO TORNEIO DE FUTEBOL QUE SERÁ REALIZADO DURANTE A 2ª EDIÇÃO DO FORMOSA EVENTOS EM ABRIL 2017

CONFIRA TUDO O QUE ACONTECEU DURANTE O FORMOSA EVENTOS 

FORMOSENSE É ENVIADO PARA A COMUNIDADE DOCE MÃE DE DEUS DURANTE MISSA NO POVOADO

FORMOSA-BA: A FALTA DE CHUVA JÁ AMEAÇA FORNECIMENTO DE ÁGUA VIA ENCANAÇÃO

- FORMOSENSE COMEMORA 90 ANOS DE VIDA; CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE DONA MANINHA REIS

RETROSPECTIVA FORMOSA 2015: PESSOAS QUE NOS DEIXARAM PRA MORAR NO CÉU

MACURURÉ-BA: MORADORA COBRA PROVIDÊNCIA DE RESPONSÁVEIS PELA RETIRADA DO LIXO EXPOSTO EM SEU BAIRRO

REALIZADO EM FORMOSA-BA, AMISTOSOS DE FUTEBOL SOCIETY ENTRE FORMOSA E VÁRZEA DA EMA; CONFIRA TODOS OS DETALHES

FORAM REALIZADOS NA COMUNIDADE DE VÁRZEA DA EMA-BA AMISTOSOS DE FUTEBOL SOCIETY ENTRE VÁRZEA DA EMA E FORMOSA; CONFIRA DETALHES

ESCOLAS DE FORMOSA E SÃO FRANCISCO REALIZAM A 2ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS

CONFIRA TODAS AS EMOÇÕES QUE LEVARAM O TIME DA SERRA DO TONÃ A SER O GRANDE CAMPEÃO DO 1º CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY DA COMUNIDADE DE PILÃOZINHO (BODOCÓ) – MACURURÉ-BA

MACURURÉ-BA: SESSÃO DA CÂMARA FOI MARCADA POR INÚMERAS RECLAMAÇÕES DE VEREADORES E COMUNIDADE A ‘FALTA DE AÇÕES’ DO PODER EXECUTIVO; CONFIRA DETALHES DA REUNIÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA (30) + VÍDEOS!

 

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.