Galeria de fotos

1 | 2 >>
/album/galeria-de-fotos/ai16-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/ai17-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/ai18-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/ii-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-140015-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-154509-jpg/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-154747-jpg1/
/album/galeria-de-fotos/a20160108-103808-jpg/
/album/galeria-de-fotos/img-20160103-wa0097-jpg/
/album/galeria-de-fotos/a20160103-025115-jpg/
1 | 2 >>

 

FORMOSA NEWS, A INFORMAÇÃO A TODO O MOMENTO

 

BIOGRAFIA DO EDITOR CHEFE DO SITE

Jean Silva, nascido em 14 de outubro de 1985, no povoado Formosa, município de Macururé-BA. Filho do Ex. Comerciante Manoel Lito e da Professora Aposentada Darcy Silva, Jean também possui duas irmãs e namora a jovem queimadense Adenilza Ferreira. Não possui filhos.

Muito pequeno, ao desenhar nas paredes da casa dos pais alguns letreiros com um frasco de desodorante com água, ele se dividiou entre a matemática, por influência do pai comerciante; e entre as letras, ter uma mãe e mais tarde uma irmã professora; o magistério predominou! A Geografia a sua vocação, num é pra menos que com 7 anos de idade já localizava todos os estados e capitais brasileiras.

Formado em Licenciatura Plena em Geografia, pelo o Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (Belém do São Francisco-PE) em 2008; em 2010 concluiu o Curso de Especialização em História e Cultura Afro Brasileira e Indígena, pela Faculdade Batista Brasileira (Euclides da Cunha-BA). Na vida profissional atuou desde os 18 até os 23 anos como professor no Colégio Municipal Ruy Barbosa. Em 2008, aos 23 anos de idade, passou a atuar como Agente Administrativo, efetivado através de concurso público pela Prefeitura Municipal de Macururé, lotado na Escola Municipal Ana Nery até 2020. Em 2021, foi convidado para assumir a função de Diretor Escolar no Colégio Municipal Ruy Barbosa (todas as unidades citadas estão localizadas no povoado Formosa). Simultaneamente a área profissional, Jean em 2015 criou o site de notícias Formosa News (www.formosanews.com.br), trazendo notícias locais, estaduais, nacionais e até mundiais. Recentemente ele ainda vem desenvolvendo um projeto de um livro pra ser lançado sobre a história de sua comunidade natal.

Apesar de não praticar com frequência algum tipo de esporte, Jean é um apaixonado pelo o futebol, inclusive boa parte da tematica das matérias do site tem ligação do esporte amador, além claro nas notícias climáticas. O seu time de coração é o Esporte Clube Bahia.

 

 

 

NOTÍCIAS

FORMOSA-BA: BOLETIM METEOROLÓGICO DE SEXTA-FEIRA; MANHÃ COM CHUVISCOS, MAS PODERÁ OCORRER ALGUM EPISÓDIO DE CHUVA A TARDE.

18/09/2015 11:55

Foto tirada as 10h30m (chuviscos)

De acordo com a Accuweatcher, esse fim de manhã de sexta-feira (18/09), às 11h00min, Formosa (município de Macururé – nordeste da Bahia) esteve marcada por céu com muitas nuvens e um tempo abafado, com umidade relativa do ar de 41%. Lembrando que a umidade relativa do ar é a água na forma de vapor existente na atmosfera em um determinado momento. Em relação à chance de chuva é de 41% ao longo da tarde. Durante a manhã de hoje, alguns chuviscos foram registrados. A temperatura chegou a atingir 29°C (no horário citado) e uma sensação térmica de 30°C. Os índices UV (Ultravioleta) que mede o nível de radiação solar na superfície da Terra aponta a numeração 7, indicando um nível UV alto, havendo necessidade de proteção da pele, sendo que o ideal é a aplicação de filtro solar e colocar um chapéu. Em relação aos ventos, a velocidade predominante ao longo do dia fica em torno de 18 Km/h, com rajadas de até 23 km/h, vindas predominantemente da direção ESE (Lés-Sudeste).

A nascente do sol foi às 5h e 29m e o poente será às 17h e 33m.

Foto tirada as 11h00m (céu nublado com chuvas ao redor)

A temperatura máxima para hoje é de 31 graus e a mínima de 21.

Confira as temperaturas (max/min)  e chances de chuvas em  (%) dessa tarde e noite de hoje de algumas cidades baianas:

·         Macururé- 31 max 20 min de temperatura, com 41% de chance de chuva;

·         Canudos- 30 max 20 min, com 60%;

·         Chorrochó- 32 max 20 min, com 41%;

·         Uauá- 30 max 20 min, com 41%;

·         Euclides da Cunha- 28 max 19 min, com 50%;

·         Rodelas- 32 max 20 min, com  41%;

·         Abaré- 35 max 21 min, com 2%;

·         Feira de Santana- 30 max 19 min, com 60%;

·         Salvador- 27 max 23 min, com 55%;

·         Paulo Afonso- 32 max 20 min, com 57%.

Foto tirada as 11h30m (céu com bastante nuvens)

 

 

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento. 

 

>>

INTERNACIONAL: CHILE CANCELA ALERTA DE TSUNAMI APÓS FORTE TERREMOTO

17/09/2015 23:12

Terremoto causa destruíção no Chile (Foto: Ivan Alvarado/Reuters)

Terremoto causa destruíção no Chile (Foto: Ivan Alvarado/Reuters)

O governo do Chile cancelou na manhã desta quinta-feira (17) o alerta de tsunami que havia sido emitido para todo o país nesta quarta-feira (16) após o forte terremoto registrado na costa chilena. O alerta tinha sido mantido na madrugada apenas nas regiões do Atacama e de Coquimbo, mais próximas ao epicentro, mas foi totalmente retirado nesta manhã pelo Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi), vinculado ao Ministério do Interior e de Segurança Pública.

Segundo a última atualização, 11 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no terremoto. Mais de um milhão de pessoas tiveram que deixar suas casas. Na manhã desta quinta, cerca de 100 mil famílias ainda estavam sem luz.

Segundo a presidente Michelle Bachelet, todos os hospitais do país estão funcionando. "As medidas foram tomadas de maneira oportuna, e houve uma retirada das pessoas bastante rápida", afirmou.

Ela viajou nesta quinta para a zona mais afetada, após uma reunião de emergência no palácio presidencial em Santiago, e visitou famílias afetadas pela destruição do tremor.

Bachelet visita família afetada pelo terremoto em Coquimbo (Foto: Reprodução/ Twitter/ Gobienro de Chile)

Bachelet visita família afetada pelo terremoto em Coquimbo (Foto: Reprodução/ Twitter/ Gobienro de Chile)

A magnitude do tremor foi 8,3, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) --  o serviço sismológico chileno informou 8,4. As autoridades locais determinaram a evacuação das áreas litorâneas, enquanto imagens de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas. O terremoto de 2010, que deixou centenas de mortos no Chile, teve magnitude 8,8.

O alerta vermelho que foi decretado pelo governo também foi reduzido pelas autoridades, se tornando um alerta amarelo - menos nas regiões do Atacama e de Coquimbo, no norte do país.

O porto de Coquimbo sofreu danos severos e está inoperante, informou o ministro do Interior chileno, Jorge Burgos.

O governo decretou zona de catástrofe para as províncias de Choapa, Canela, Los Vilos e para a comuna de Coquimbo, próximas do epicentro, o que significa que as áreas estão sob comando militar e o Estado destinará mais recursos para atender a emergência.

Em Coquimbo foi decretado o Estado de Exceção por Catástrofe, declarado pelo presidente do país em casos de grave alteração da ordem pública, e que pode restringir a locomoção e as reuniões na região.

O tremor inicial foi às 19h54 (hora local, mesma de Brasília) e houve pelo menos 11 réplicas de tremores com magnitude maior que 4,4, de acordo com o serviço sismológico chileno. De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile, o sismo teve seu epicentro localizado 36 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 11 quilômetros de profundidade. O epicentro do tremor fica no mar, a 243 km de Santiago e a pouco mais de 10 km da costa.

Na manhã desta quinta, houve uma nova réplica, de magnitude 5,3, sem potencial para gerar alerta de tsunami.

População após terremoto em Concon, no Chile (Foto: REUTERS/Rodrigo Garrido/TPX IMAGES OF THE DAY)

População após terremoto em Concon, no Chile (Foto: REUTERS/Rodrigo Garrido/TPX IMAGES OF THE DAY)

Danos e efeitos
O Onemi informou que na cidade litorânea de Coquimbo, no norte do país, chegaram ondas de 4,5 metros, enquanto em Valparaíso, o principal porto do Chile, a ressaca chegou perto de dois metros.

As ondulações também atingiram a Ilha de Páscoa, situada a 3.700 quilômetros do continente, e o arquipélago Juan Fernández, onde a população que vive em áreas de risco se refugiou em pontos mais elevados das ilhas.

Na cidade litorânea de Dichato, no sul, que foi destruída em quase 70% no terremoto de 2010, as ondas avançaram cerca de 30 metros e causaram danos em vários estabelecimentos comerciais.

Cristian Galleguillos, prefeito de Coquimbo, no norte do país, confirmou que vários ocupantes de um veículo estão desaparecidos depois que fortes ondulações avançaram mais de 500 metros além da margem litorânea.

Várias distribuidoras de energia elétrica informaram que o terremoto provocou a interrupção do fornecimento para milhares de clientes em suas áreas de concessão.

Pessoas em Valparaíso, no litoral do Chile, após alerta de tsunami (Foto: Rodrigo Garrido/AFP)

Pessoas em Valparaíso, no litoral do Chile, após alerta de tsunami (Foto: Rodrigo Garrido/AFP)

A companhia aérea LAN indicou que alguns de seus voos poderiam sofrer atrasos por causa das réplicas do terremoto e anunciou que seu pessoal está acompanhando constantemente a situação para retomar suas operações o mais rápido possível.

O Peru, país vizinho, também emitiu alerta de tsunami nesta quarta, que foi posteriormente cancelado. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) afirma que ondas de até 3 metros podem chegar até a costa da Polinésia Francesa. O alerta também foi mantido para o Havaí.

Presidente
Equipes das Forças Armadas e da polícia militar chilena estão supervisionando a região afetada com o auxílio de helicópteros para determinar a magnitude dos prejuízos causados pelo abalo sísmico, que afetou, sobretudo, às regiões de Valparaíso, no centro, e Coquimbo, no norte do país.

"Sabemos que há cidades onde há muitas casas que tiveram danos importantes e queremos fazer uma avaliação precisa no terreno", acrescentou a chefe de Estado, disse a presidente ao anunciar sua viagem à região mais afetadas.

A presidente Michelle Bachelet faz reunião de emergência por causa do terremoto (Foto: Reprodução/Twitter/GobiernodeChile)

A presidente Michelle Bachelet faz reunião de emergência por causa do terremoto (Foto: Reprodução/Twitter/GobiernodeChile)

"As medidas foram tomadas muito rapidamente, o foco foi a proteção das pessoas e o esvaziamento das áreas litorâneas", detalhou a presidente, que acrescentou que essa decisão foi tomada devido ao risco de tsunami.

O terremoto aconteceu às vésperas de um feriado prolongado nacional. O governo informou que irá suspender as atividades festivas - mantendo apenas algumas consideradas rituais - mas que as prefeituras têm autonomia para manter ou não suas programações.

Shopping em Santiago foi esvaziado após o terremoto (Foto: Nadia Perez/Agencia Uno via AP)

Shopping em Santiago foi esvaziado após o terremoto (Foto: Nadia Perez/Agencia Uno via AP)Terremoto Chile Mapa (Foto: Editoria de Arte/G1)

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: G1 São Paulo.

>>

TOCHA OLÍMPICA PASSARÁ POR 26 CIDADES BAIANAS; CONFIRA QUAIS SÃO ELAS

17/09/2015 22:57

Tocha irá desembarcar na cidade de Porto Seguro no dia 19 de maio de 2016 - Foto: Paulo Whitaker | Agência Reuters

Tocha irá desembarcar na cidade de Porto Seguro no dia 19 de maio de 2016 Paulo Whitaker | Agência Reuters

A tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 passará por 26 municípios baianos no mês de maio do ano que vem. A informação foi divulgada durante o 4º Encontro de Prefeitos, em Guarajuba, no Litoral Norte do Estado, que decide o trajeto da tocha e os condutores.

No dia 19 de maio de 2016 a tocha irá desembarcar na cidade de Porto Seguro (distante a 705 Km de Salvador) e irá passar pelas seguintes cidades: Salvador, Camamu, Capim Grosso, Eunápolis, Feira de Santana, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapebi, Itapetinga, Itororó, Ituberá, Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Riachão do Jacuípe, Santa Cruz de Cabrália, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Além destas, haverá a possibilidade do percurso ser estendido para municípios da Chapada Diamantina.

A capital baiana é a sexta cidade a receber a reunião operacional da tocha olímpica. Antes, a discussão a respeito do revezamento ocorreu nas cidades de Aracaju (SE), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Maceió (AL) e Vitória (ES).

No evento estiveram presentes o ministro George Hilton, representando o governador Rui Costa, o secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, prefeitos e outros representantes do governo federal e do estado. Atletas como o nadador e campeão mundial de maratonas aquáticas, Allan do Carmo, a boxeadora e medalhista olímpica, Adriana Araújo, a nadadora paraolímpica Monica Veloso, atletas da canoagem de Ubaitaba e Itararé e lutadores baianos de boxe também marcaram presença.

A tocha irá percorrer por 300 cidades de todos os estados do Brasil, em um período de 100 dias, percorrendo cerca de 20 mil quilômetros, passando por um total de 12 mil condutores.

O evento da rota é realizado em uma parceria dos governos municipais, estaduais e federal, além do Comitê Rio 2016.

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: A Tarde

>>

FUTEBOL: BAHIA ASSINA CONTRATO COM A FONTE NOVA ATÉ 2018

17/09/2015 22:50

Novo contrato foi assinado por representantes da Arena e do Bahia - Foto: Divulgação | E.C.Bahia

Novo contrato foi assinado por representantes da Arena e do Bahia Divulgação | E.C.Bahia

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 17, o Bahia firmou contrato com a Arena Fonte Nova pelos próximos três anos. Marcelo Sant´Ana, o vice-presidente Pedro Henriques, além dos representantes da Arena, o diretor de operações Ricardo Santiago e o gerente jurídico Daniel Castro Lima, assinaram o novo contrato.

Neste novo contrato, o sócio do esquadrão terá direito ao Acesso Garantido, que será lançado com preço promocional, válido para adesões nos primeiros 30 dias. Posteriormente, o torcedor que possuir o benefício não terá a necessidade de usar ingresso para entrar no estádio, utilizando a nova carteira de sócio.

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: A Tarde.

>>

BAHIA: APÓS SEIS DIAS, INCÊNDIO NA CHAPADA DIAMANTINA É CONTROLADO

17/09/2015 22:40

Foto: (Mateus Pereira/Secom)

Parte do incêndio que há seis dias atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina já foi extinto. Os brigadistas conseguiram eliminar o fogo que havia se alastrado na região do Gerais do Vieira, próximo ao Vale do Capão.

O incêndio próximo ao município de Andaraí foi controlado, porém, o fogo persiste em uma região de difícil acesso e constituída por fendas, conhecida como Garapa.

De acordo com o analista ambiental do ICMBio, Pablo Casella, o incêndio foi provocado por ação humana, mas a motivação ainda é desconhecida.

Um outro incêndio também atingiu uma área próxima à cidade de Mucugê no sábado (12). Combatido por equipes do Ibama, o fogo foi controlado no domingo (13).

Segundo Casella, os três episódios atingiram cerca de 4.900 hectares do parque. O número é inferior aos nove mil hectares divulgado anteriormente e pôde ser constatado após um sobrevoo pela região.

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Correio da Bahia.

>>

POLÍTICA: DECISÃO SOBRE FIM DE DOAÇÕES DE EMPRESAS AS CAMPANHAS POLÍTICAS JÁ PASSAM A VALER NA PRÓXIMA ELEIÇÃO MUNICIPAL

17/09/2015 22:29

 

Decisão sobre fim de doações de empresas vale para próxima eleição municipal

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

As campanhas políticas das eleições municipais do ano que vem não poderão contar com doações de empresas, de acordo com a decisão tomada nessa quinta-feira (17) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski e o ministro Luiz Fux, relator da ação na qual a matéria foi discutida, nem mesmo a eventual sanção da lei aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados poderá liberar as contribuições para partidos e candidatos.

No dia 9 de setembro, a Câmara aprovou a minirreforma eleitoral e regulamentou as doações. O texto aguarda decisão da presidenta Dilma Rousseff, que pode sancioná-lo ou vetá-lo. Se a presidenta sancionar a lei, será preciso uma nova ação para questionar a validade das doações no Supremo, devido a posição contrária adotada pelo tribunal.

Segundo Lewandowski, a decisão da Corte já está valendo hoje (17). A partir da eleição do ano que vem, somente serão permitidas doações de pessoas físicas. Os partidos também continuarão a contar com recursos do Fundo Partidário, garantidos pela Constituição. Pela regra atual, a doação de pessoas físicas é limitada a 10% do rendimento bruto do ano anterior.

“Qualquer lei que venha possivelmente a ser sancionada, ou aprovada futuramente, e que colida com esses princípios aos quais o Supremo se reportou, e com base nos quais considerou inconstitucional, doação de pessoas jurídicas para campanhas políticas, evidentemente terá o mesmo destino”, afirmou o presidente da Corte.

Para o ministro Luiz Fux, após a decisão do Supremo, o projeto de lei aprovado na Câmara traz no “seu germe a presunção de inconstitucionalidade”. “Nós verificamos que as doações pelas empresas acabam contaminando o processo politico-democrático e há uma captura pelo poder econômico do poder politico, que é algo absolutamente inaceitável numa democracia”, disse o relator.

Na sessão de hoje, por 8 votos 3, o Supremo decidiu proibir o financiamento privado de campanhas políticas. A Corte encerrou o julgamento, iniciado em 2013, de uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que questionou artigos da Lei dos Partidos Políticos e da Lei das Eleições, que autorizam as contribuições. 

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Agência Brasil (Acorda Cidade).

>>

BRASIL: EXTINTOR EM CARRO DEIXARÁ DE SER OBRIGATÓRIO

17/09/2015 22:23

Extintor em carro deixará de ser obrigatório

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O uso de extintor de incêndio em automóveis passará a ser facultativo no Brasil, conforme decisão tomada nessa quinta-feira (17) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A mudança na legislação envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Porém, o equipamento permanece obrigatório para todos os veículos usados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, além de veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

Segundo informações do Ministério das Cidades, a obrigatoriedade do uso do extintor estava em vigor desde 1970. De acordo com a pasta, a decisão pelo uso opcional do equipamento foi tomada após encontros com representantes dos fabricantes de extintores, do Corpo de Bombeiros e da indústria automobilística.

“Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio”, diz o ministério, ao destacar o corte automático de combustível em caso de colisão, a localização do tanque de combustível fora da cabine de passageiros e a flamabilidade de materiais e revestimentos.

Ainda de acordo com a pasta, dados da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva mostram que, dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24, o equivalente a 3% dos casos, informaram que usaram o extintor.

O governo também ressaltou que o uso obrigatório do extintor em automóveis é mais comum em países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Chile. “Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias, não existe a obrigatoriedade, pois as autoridades consideram que a falta de treinamento e o despreparo dos motoristas para o manuseio do extintor geram mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio”, ressaltou o ministério.

Autoridades de trânsito vão continuar a fiscalizar o uso de extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório. A punição para quem não estiver com o equipamento ou para quem estiver com o equipamento com validade vencida inclui multa no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Agência Brasil (Acorda Cidade).

>>

GOVERNO FEDERAL GARANTE NOVAS AÇÕES PARA REVITALIZAR VELHO CHICO NA BAHIA

17/09/2015 22:18

A revitalização do Rio São Francisco na Bahia está em pauta entre os governos estadual e federal. Nesta quinta-feira (17), uma boa notícia foi anunciada para um dos mais importantes rios do Brasil - o governo federal garantiu a liberação de R$ 2 milhões para ações de revitalização. Este valor será aplicado na implantação de dois viveiros - um na cidade de Barra, beneficiando o afluente Rio Grande, e o outro em Bom Jesus da Lapa, vocacionado para a Bacia do Rio Corrente. As mudas vão contribuir na recuperação de matas ciliares.

A decisão foi oficializada durante reunião, em Brasília, entre o ministro da Integração, Gilberto Ochi, o secretário-executivo da Casa Civil da Presidência, Marco Antônio, o diretor- presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreo, o secretário nacional de Recursos Hídricos, Osvaldo Garcia, e, representando o Estado da Bahia, o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, e o titular da Representação estadual na capital do País, Jonas Paulo.

 “A revitalização é condição de sobrevivência do Rio São Francisco. Estamos em seca prolongada e a vazão do rio tem caído nesses últimos cinco anos", disse Dauster. No mesmo sentido, o representante Jonas informou que em alguns pontos é possível atravessá-lo a pé. Por isso, o trabalho de revitalização é de longo prazo e o governo baiano pleiteará mais recursos. 

Ainda sobre o tema água, Dauster aproveitou a ocasião para um novo alerta sobre a situação emergencial de abastecimento humano nas cidades do Médio São Francisco e nas que ficam no entorno do Lago do Sobradinho, no nordeste da Bahia. Ficou acertado que o Estado apresentará o mais rápido possível um estudo sobre a situação das localidades ao ministro Ochi e à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O ministro, em resposta, disse que se for caracterizada situação de emergência, atuará para resolver o problema.

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Ascom/Casa Civil (Geraldo José).

 

>>

MUNICÍPIOS GERADORES DE ENERGIA HIDRELÉTRICA TERÃO COMPENSAÇÃO FISCAL

17/09/2015 22:13

fernando bezerra

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei de autoria de Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que prevê medida de compensação dos municípios geradores de energia hidrelétrica, com redistribuição mais justa do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O projeto dispõe sobre o cálculo do valor adicionado de energia, estabelecendo a quantidade de energia produzida como nova medida de cálculo e assim beneficiando os municípios-sede. “Não teremos aumento de ICMS e nem de tarifa nenhuma, mas é justo que os municípios que abrigam as usinas recebam mais do ICMS oriundo destas unidades. É uma correção histórica“, defendeu Bezerra Coelho.

Ele explicou que o Brasil tem 175 municípios-sede de usinas hidrelétricas, 18 já contam prejuízos com a atual legislação, entre eles Petrolândia, que perdeu R$ 88,3 milhões e Canindé de São Francisco (SE), onde as perdas chegaram a R$ 20 milhões. O projeto de lei agora irá para a Câmara dos Deputados.

O projeto foi bastante elogiado no plenário, tanto por representantes do governo quanto da oposição. “É uma questão de justiça que se faz com as cidades que receberam as usinas“, afirmou Walter Pinheiro (PT-BA). José Serra (PSDB-SP) classificou o projeto como perfeito. “Está de parabéns o senador Fernando Bezerra por elaborar uma proposta inteligente e compensatória”, disse. 

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: Carlos Britto (foto: Assessoria/divulgação)

 

>>

DILMA: QUEREMOS PAÍS EM QUE SE ACEITE O RESULTADO DAS URNAS

17/09/2015 22:01

Dilma

A presidente Dilma Rousseff dedicou boa parte de seu discurso na cerimônia de recondução do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a fazer considerações sobre a Lava Jato, mesmo sem citar diretamente a operação da Polícia Federal.

Ela também voltou a reforçar o discurso que tem sido adotado pelo PT para combater as forças políticas que se movimentam para abrir um processo de impeachment.

— Queremos um país em que os políticos pleiteiem o poder por meio do voto e aceitem os veredictos das urnas. Em que os juízes julguem com liberdade e imparcialidade, sem pressões de qualquer natureza e desligados de paixões político-partidários. Jamais transigindo com a presunção da inocência de qualquer cidadão.

De acordo com a presidente, nesses tempos em que por vezes “a luta política provoca calor quando devia emitir luz” o papel da Procuradoria-Geral da República se torna ainda mais relevante, como defensora da lei, da justiça e da estabilidade das instituições.

Segundo Dilma, todos devem contribuir para que a civilidade prevaleça e para que a tolerância, o respeito e a diversidade voltem a imperar.

— Queremos que o Estado de Direito conquistado após intensa e heroica luta dos brasileiros não seja apenas um mero princípio formal entalhado em nossa Constituição, mas uma realidade viva, permanente, expressa em todas as decisões e atos do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Judiciário e do próprio Ministério Público. Queremos finalmente que as duras sanções da lei recaiam sobre todos os que praticaram atos (ilícitos), sem exceção, mas nunca com desrespeito do princípio do contraditório e da ampla defesa.

Corrupção

Dilma voltou a falar que “poucos governos na nossa história se dedicaram de maneira tão enérgica e metódica à construção de um ambiente político e legal propício ao combate da corrupção”. Sem citar a Operação Lava Jato, Dilma também ressaltou que sua administração nunca utilizou o poder governamental, direta ou indiretamente, para bloquear ou obstaculizar investigações. Segundo a presidente, as ações têm que ser realizadas “com firmeza e todas as garantias” pelas autoridades competentes.

— Aprovamos leis que criaram importantes instrumentos para aumentar a transparência e fortalecer a fiscalização dos gastos públicos e dar efetividade ao combate de todas as formas de improbidades. Apresentamos importantes medidas legislativas com claro objetivo de coibir e de atribuir sanções mais efetivas e severas aos que corrompem e são corrompidos — afirmou durante o discurso que durou cerca de 13 minutos.

A presidente salientou que esse contexto de “luta intransigente pela defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa” permitiu que o Brasil passasse a ter a aplicação efetiva do princípio da impessoalidade.

Na sequência, ela afirmou que, pela primeira vez, o País assistiu à recuperação pelo Estado de “vultosos recursos desviados por agentes públicos e privados responsáveis por atos de corrupção”, referindo-se ao montante já devolvido aos cofres públicos pelos réus da Lava Jato.

— Nunca se combateu a corrupção tão severamente. Assim tem sido e assim será, pois o compromisso do meu governo é não compactuar sob qualquer circunstância com ilícitos e malfeitos.

Dilma ainda disse que a democracia brasileira se fortalece quando as autoridades assumem o limite da lei como o seu próprio limite.

— Quando se comportam com isenção, sobriedade, pudor e respeito pelas instituições que atuam. Todos nós queremos um País em que a lei é o limite. Muitos de nós lutamos por isso, justamente quando as leis e direitos foram vilipendiados.

Antes, Janot fez um discurso breve em que se emocionou ao agradecer o apoio da família. Na cerimônia, estavam presentes procuradores da República e autoridades como a ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

 

Formosa News, a informação a todo o momento. Fonte: R7.com (Calila Notícias).

>>
<< 742 | 743 | 744 | 745 | 746 >>

MATÉRIAS MAIS POPULARES:

- FORMOSA-BA: CHUVA FORTE ATINGE O POVOADO E FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE TRANSBORDAR

MORRE FORMOSENSE VÍTIMA DE ACIDENTE ENVOLVENDO MOTO E CARRETA, NA BR-116, EM BENDEGÓ-BA

JOVEM QUE POSSUI FAMILIARES NA FAZ. QUEIMADA DO MILHO (CHORROCHÓ-BA) FOI DESTAQUE NO PROGRAMA GLOBO REPÓRTER; CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE MATHEUS

- MACURURÉ-BA: IGREJA CATÓLICA REALIZA A INSTITUIÇÃO DE MINISTROS DA PALAVRA E DA EUCARISTIA; CONFIRA

OLHEIRO ELOGIA GAROTO FORMOSENSE QUE É PROMESSA NO FUTEBOL: ‘MUITO INTERESSANTE’

- MACURURÉ-BA: VEREADOR ADEMIR FAZ ALGUMAS INDICAÇÕES; INCLUSIVE PARA FORMOSA

EMPRESÁRIO COMERCIAL AJUDA GAROTOS FORMOSENSES COM MATERIAIS ESPORTIVOS (FOTOS E VÍDEOS)

NOTA DE FALECIMENTO: MORRE HOMEM MAIS VELHO DE FORMOSA-BA, AOS 101 ANOS

- FORMOSA-BA: MORRE JOEL DA CACHOEIRINHA

FORMOSA-BA: MORRE FABINHO SANFONEIRO

FORMOSA-BA: FAMÍLIA SANTOS MAIS UMA VEZ DE LUTO; FALECEU MEIRE, IRMÃ DO SANFONEIRO FABINHO

- MORRE EM FORMOSA-BA, AOS 97 ANOS, SEU ZÉ LINO

- FORMOSENSE REALIZA PALESTRA NA ITÁLIA

TARDE DE SEXTA-FEIRA (8/1) COM TEMPORAL EM FORMOSA-BA

- CHUVA CONTÍNUA PREOCUPA MORADORES DE FORMOSA-BA

CANUDOS-BA: CHUVA E VENTO FORTE CAUSAM ESTRAGOS NO POVOADO DE BENDEGÓ

FORMOSA-BA: CONFIRA COMO FOI A 4ª FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA

FORMOSA-BA: NOVA IGREJA CATÓLICA ESTÁ SENDO ERGUIDA; SAIBA COMO AJUDAR

FORMOSA-BA: CATÓLICOS HOMENAGEIAM O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

- JOVEM FORMOSENSE SE DESTACA NO FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL (FACE), NA CIDADE DE PAULO AFONSO-BA

- FORMOSA-BA: AÇUDINHO TRANSBORDANDO, MAIS DE 10 HORAS DE CHUVA COM 101 MILÍMETROS E AÇUDE DA BR COM ENCHENTE SUPERIOR A 2 METROS DE ALTURA EM CADA SANGRADOURO MARCARAM ESTA QUARTA (20) NO POVOADO

FORMOSA-BA: PRIMEIRA CHUVA DE 2016 FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE PRATICAMENTE ENCHER

- FORMOSA-BA: CHUVA FORTE PROVOCA TRANSTORNOS NO POVOADO E FAZ SEU PRINCIPAL AÇUDE TRANSBORDAR NOVAMENTE

- INAUGURADA IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA NA COMUNIDADE DE SANTO ANTÔNIO (MACURURÉ-BA)

FORMOSA-BA: CAMINHÃO DESGOVERNADO ATINGE MOTOCICLETAS, PARTE DE ÁRVORE, PAREDE E MURO DE RESIDÊNCIAS, ALÉM DE GAIOLA DE BOTIJÃO ASSUSTANDO MORADORES; FELIZMENTE APENAS PREJUÍZOS MATERIAIS

FORMOSA-BA: EM VISITA A SUA TERRA NATAL, CIDADÃO VER ABANDONO POR PARTE DO PODER PÚBLICO AO POVOADO

ALUNOS DE MACURURÉ-BA FORAM ÀS RUAS POR MELHORIAS NO FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO ESTADUAL; VÍDEO/FOTOS

- FORMOSA-BA: JANEIRO SE DESPEDE COM CHUVA ACOMPANHADA DE RAIOS, TROVÕES E RELÂMPAGOS; CONFIRA TODO O HISTÓRICO DO MÊS

COMUNIDADE CATÓLICA DE FORMOSA-BA RECEBEU A VISITA DA PADROEIRA DO BRASIL; CONFIRA

FORMOSA-BA: CHUVAS DESTE INÍCIO DE SEMANA FAZEM DO MÊS DE JANEIRO DE 2016 O MAIS CHUVOSO QUE SE TEM REGISTRO

- FORMOSA-BA: 66 MILÍMETROS FORAM REGISTRADOS EM POUCO MAIS DE 2 HORAS DE CHUVA FORTE; PRINCIPAL AÇUDE DO POVOADO TRANSBORDA NOVAMENTE

FORMOSA-BA: REALIZADO O SORTEIO DOS CONFRONTOS DO TORNEIO DE FUTEBOL QUE SERÁ REALIZADO DURANTE A 2ª EDIÇÃO DO FORMOSA EVENTOS EM ABRIL 2017

CONFIRA TUDO O QUE ACONTECEU DURANTE O FORMOSA EVENTOS 

FORMOSENSE É ENVIADO PARA A COMUNIDADE DOCE MÃE DE DEUS DURANTE MISSA NO POVOADO

FORMOSA-BA: A FALTA DE CHUVA JÁ AMEAÇA FORNECIMENTO DE ÁGUA VIA ENCANAÇÃO

- FORMOSENSE COMEMORA 90 ANOS DE VIDA; CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE DONA MANINHA REIS

RETROSPECTIVA FORMOSA 2015: PESSOAS QUE NOS DEIXARAM PRA MORAR NO CÉU

MACURURÉ-BA: MORADORA COBRA PROVIDÊNCIA DE RESPONSÁVEIS PELA RETIRADA DO LIXO EXPOSTO EM SEU BAIRRO

REALIZADO EM FORMOSA-BA, AMISTOSOS DE FUTEBOL SOCIETY ENTRE FORMOSA E VÁRZEA DA EMA; CONFIRA TODOS OS DETALHES

FORAM REALIZADOS NA COMUNIDADE DE VÁRZEA DA EMA-BA AMISTOSOS DE FUTEBOL SOCIETY ENTRE VÁRZEA DA EMA E FORMOSA; CONFIRA DETALHES

ESCOLAS DE FORMOSA E SÃO FRANCISCO REALIZAM A 2ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS

CONFIRA TODAS AS EMOÇÕES QUE LEVARAM O TIME DA SERRA DO TONÃ A SER O GRANDE CAMPEÃO DO 1º CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY DA COMUNIDADE DE PILÃOZINHO (BODOCÓ) – MACURURÉ-BA

MACURURÉ-BA: SESSÃO DA CÂMARA FOI MARCADA POR INÚMERAS RECLAMAÇÕES DE VEREADORES E COMUNIDADE A ‘FALTA DE AÇÕES’ DO PODER EXECUTIVO; CONFIRA DETALHES DA REUNIÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA (30) + VÍDEOS!

 

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.